Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/12/2019

Os idiotas úteis e a agenda escondida da luta contra as mudanças climáticas

Num artigo panfletário «Porque insistimos na greve», publicado no Project Syndicate, as três "activistas climáticas" Greta Thunberg, Luisa Neubauer e Angela Valenzuela, revelam sem dar por isso o leitmotiv que as inspira ou, talvez, que inspira os seus inspiradores:
«Afinal, a crise climática não diz apenas respeito ao ambiente. É uma crise de direitos humanos, de justiça, e de vontade política. Foi criada e alimentada por sistemas de opressão coloniais, racistas e patriarcais. Precisamos de desmantelá-los a todos. Os nossos líderes políticos não podem mais fugir às suas responsabilidades.»
Pergunta-se, e várias pessoas se perguntaram, afinal o que têm as mudanças climáticas a ver com os direitos humanos e com a sistemas de opressão coloniais, racistas e patriarcais?

Tem imenso aos olhos das várias encarnações da esquerdalhada, órfãos dos marxismos, leninismos, trotskismos, maoismos, etc. que hoje se abrigam sob estas bandeiras pós-modernas da identidade de género, das lutas anti-racistas contra um racismo inexistente ou ultra-minoritário, e, neste caso em particular, das lutas contra as mudanças climáticas.

O que está em causa é sempre o mesmo, a luta contra dois inimigos que historicamente convivem entre si. O capitalismo como sistema social e económico e a democracia liberal como sistema político. Sistemas incompatíveis com o Estado distópico que a esquerdalhada precisaria de criar e ocupar para trocar as desigualdades existentes, consequência inevitável da liberdade, por outras desigualdades e, acessoriamente, controlar eficazmente a produção e consumo de energia e asfixiar o capitalismo e o resto.

É claro que tudo isto passa ao lado da menina Greta (das outras meninas não tenho a certeza) que, como muitos outros jovens e imensos adultos, são o que os comunistas soviéticos chamavam nos anos 20 e 30 do século passado aos jornalistas e intelectuais, ingénuos uns e outros nem por isso, que faziam o agiprop comunista no mundo ocidental: idiotas úteis.

2 comentários:

António Almeida disse...

Boas

As alterações climatéricas (podem estar) estão relacionadas com o campo magnético do sol e o aparecimento de manchas (https://spaceweather.com/glossary/sunspotnumber.html)


quem tiver tempo https://www.youtube.com/watch?v=M_yqIj38UmY

Anónimo disse...

O aborrecido, o maçador, o chato, é que as manchas nas mioleiras dos idiotas úteis não saiem nem com TIDE. Mais um golpe assestado nos capitalistas da limpeza.
ao