Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/12/2019

Países árabes no caminho de serem Estados seculares?

Arabs are losing faith in religious parties and leaders

«"NÃO À RELIGIÃO ou seita", gritam os manifestantes no Iraque. "Não ao Islão, não ao cristianismo, revolta pela nação", ecoam os do Líbano. Em todo o mundo árabe, as pessoas estão a voltar-se contra os partidos políticos religiosos e os clérigos que os ajudaram a chegar ao poder. Muitos parecem estar a abandonar o Islão também.

Essas tendências são reflectidas em novos dados do Arab Barometer, uma organização de sondagens nos países árabes. Em toda a região, a proporção de pessoas que expressam muita confiança nos partidos políticos, a maioria com tom religioso, caiu em mais de um terço desde 2011, para 15%. (A parcela de iraquianos que afirmam não confiar nos partidos aumentou de 51% para 78%.) O declínio na confiança dos partidos islâmicos é igualmente dramático, passando de 35% em 2013, quando a pergunta foi amplamente feita, para 20% em 2018.»

1 comentário:

Anónimo disse...

O Povo, em qualquer ponto da terra, é tão inteligente quanto os líderes que atura.