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20/12/2019

ARTIGO DEFUNTO: Jornalismo de factos alternativos

«Alunos portugueses são caso de sucesso na OCDE» titula o Jornal Económico, explicando que «os resultados estão aí. No geral, mostram que os alunos portugueses estão ligeiramente melhor do que a média da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) e continuam a ser dos que protagonizam maior evolução.»

Na verdade, os alunos portugueses de 2015 e 2018 decaíram em duas áreas e mantiveram a pontuação na terceira:

  • Leitura desceu de 498 para 492
  • Ciências de 501 para 492
  • Matemática manteve-se em 492

Sendo certo que os alunos portugueses estão ligeiramente melhor do que a média da OCDE essa melhoria não se deve a um desempenho melhor, é até ligeiramente pior, como se vê. Em termos de ranking em Leitura e Ciências, Portugal desceu três lugares entre os 78 países participantes e continua atrás de entre 12 e 15 países da UE28.

Então porque estamos ligeiramente melhor do que a média da OCDE? Porque as pontuações médias desceram com o aumento do número dos países participantes de 72 para 76 e os novos países (Kazakhstan, Baku (Azerbaijan), North Macedonia, Saudi Arabia, Bosnia and Herzegovina, Brunei Darussalam) tiveram todos pontuações muito abaixo da média. Voilà!

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