Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/12/2019

Bolsonaro vs. Obrador, servidor de Cristo vs. o próprio Cristo, sabe que não sabe vs. pensa que sabe tudo. Diferentes e afinal iguais

«Aparentemente são opostos e inimigos. O brasileiro Jair Bolsonaro é um ex-capitão do Exército da extrema direita. Andrés Manuel López Obrador, do México, é um revolucionário da esquerda. Bolsonaro apela ao pior dos brasileiros, com suas críticas contra mulheres e gays, racismo ocasional e predilecção por armas e derrube das árvores da Amazónia. López Obrador (conhecido como AMLO) invoca o nobre propósito de tornar o México mais justo e menos desigual. No entanto, apesar de todas as diferenças, os dois presidentes mais importantes da América Latina são surpreendentemente semelhantes em muitos aspectos. Depois de aproximadamente um ano no cargo, ambos enfrentam dificuldades.

Ambos são reaccionários no sentido mais puro, conjurando um passado dourado imaginário. Bolsonaro celebra a ditadura militar brasileira de 1964 a 1985. AMLO, que enfatiza ser um democrata, acredita que tudo estava melhor no México antes da mudança para o "neoliberalismo" na década de 1980. Ambos são nacionalistas com pouco interesse no mundo exterior e preferiam que o mundo exterior os ignorasse. São crentes e inseriram a religião no discurso político de Estados até então seculares. Bolsonaro, protestante pentecostal, fez campanha com o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". AMLO implicitamente compara-se a Cristo, que foi "sacrificado ... por defender os pobres". Ambos defendem os valores familiares tradicionais, apesar de verem ameaças diferentes para eles: correcção política de esquerda no caso de Bolsonaro, neoliberalismo para a AMLO. Embora Bolsonaro, cujo gabinete está cheio de oficiais, dependa mais obviamente de ajuda militar, AMLO também reforçou o papel do exército. Ele chamou o exército de "povo, de uniforme" e colocou um general aposentado no comando de uma nova Guarda Nacional.

Nenhum dos dois tem muito respeito pela separação de poderes. Durante a campanha eleitoral de Bolsonaro, um de seus filhos, Eduardo, disse que seriam necessários apenas "um soldado e um cabo" para fechar a suprema corte. Quer Eduardo quer Paulo Guedes, ministro da Economia, ponderaram a repor em vigor o A1-5, um decreto com que a ditadura suspendeu as liberdades e expurgou o Congresso. No México, o governo de AMLO usou a força para pressionar um juiz da Supremo Tribunal a renunciar. Os seus críticos temem que ele assuma o controle do colégio eleitoral quando novos membros forem escolhidos no próximo ano. Os dois homens não gostam de ONGs, que consideram intrometidas. Bolsonaro fez alegações absurdas de que as ONGs (e Leonardo DiCaprio, uma estrela de cinema americana) estavam por trás de incêndios na Amazónia. AMLO cancelou o financiamento do governo a organizações que prestam cuidados infantis e combatem o tráfico humano.

Ambos os presidentes foram eleitos com promessas semelhantes: reviver suas economias e, à força da vontade, eliminar a corrupção e o crime. Eles estão a realizar essas tarefas de maneira diferente e com sucesso variável. Os esforços da equipe económica de Bolsonaro para reduzir compromissos fiscais insustentáveis ​​tiveram o apoio do Congresso, apesar do presidente e não por causa dele. A economia cresceu 0,6% no terceiro trimestre em comparação com o segundo. O México tinha uma sólida posição orçamental. Mas AMLO apresentou sua própria versão de austeridade, cortando salários dos funcionários e o que ele vê como desperdício. Ele e o sector privado suspeitam um do outro. A economia do México entrou em recessão ligeira.

No crime, Bolsonaro pode ser responsabilizado pelo aumento de assassinatos cometidos pela polícia, que ele incentivou. Tem pouco crédito por uma queda acentuada nos assassinatos em geral este ano, que começou antes de assumir o cargo e deve muito ao fim de uma vendetta entre os sindicatos de drogas. AMLO ainda tem menos que se gabar: a taxa de assassinatos no México continua a subir, com massacres por gangues de traficantes quase todos os meses. A sua política de "abraços, não balas", de ajudar jovens desempregados, não mostra sinais de funcionar. Falhou em fortalecer instituições de combate à corrupção. O governo de Bolsonaro tentou bloquear uma investigação que revelou ligações entre seus filhos e milícias paramilitares no Rio de Janeiro.

O que realmente une esses presidentes aparentemente contrastantes é que ambos são populistas. Eles se vêem como salvadores e reivindicam um vínculo especial com "o povo". Medido pela popularidade, o AMLO é o vencedor. Seu índice de aprovação é de 68% em comparação com 42% para Bolsonaro. Quanto tempo isso vai durar? Bolsonaro, que delegou a política económica em Guedes, sabe o que não sabe, enquanto a AMLO pensa que sabe mais do que qualquer outra pessoa. O Brasil tem mais controle do poder presidencial do que o México. Isso significa que o AMLO não tem mais ninguém para culpar quando as coisas começarem a correr mal

The surprising similarities between AMLO and Jair Bolsonaro, Economist Dec 5

Sem comentários: