Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/12/2019

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (12)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O estado do Estado Sucial administrado pelos socialistas

Primeiro o governo socialista cancela em 2016 a construção da barragem de Girabolhos que, segundo a Ordem dos Engenheiros, se tivesse sido construída teria limitado a extensão das cheias do rio Mondego. No ano seguinte, em 2017, após o desastre do combate aos incêndios florestais o governo gasta com alarido quase um milhão de euros para criar um sistema de avisos por SMS.

Decorridos dois anos, há duas semanas, com o rio Mondego a ameaçar cheias, a Protecção Civil não envia mensagens de alerta por «falta de pessoal para dar resposta». Falta de pessoal para usar um sistema de envio automático de mensagens? Falta de pessoal depois de durante o primeiro mandato o governo do Dr. Costa ter contratado mais 40 mil novos funcionários públicos para fortalecer a sua clientela eleitoral?

Também a ADSE se queixa de falta de pessoal para tratar 650 mil reembolsos pendentes.

Falta de pessoal que não foi sentida para enviar uma esquadra de apparatchiks para "inspeccionar" as zonas atingidas pelas cheias. A esquadra foi comandada pelo palhaço que ocupa o ministério do Ambiente que no decurso da "inspecção" avisou as «aldeias (que) vão ter de ir pensando em mudar de sítio», enquanto garantia que os diques que ruíram serão «completamente concluídos no prazo de dois meses», garantia que vale o que costumam valer as garantias dos palhaços.

«Em defesa do SNS, sempre»

A mensagem de Natal, com o SNS como tema único, foi uma demonstração da completa falta de decoro do Dr. Costa n.º 2 que se apresentou virgem de quatro anos da inacção do Dr. Costa n.º 1.

A DGS lá se baralhou nas estatísticas de mulheres mortas devido a complicações na gravidez, Afinal os números do ano passado são mais baixos e são mais altos em 2017 e em 2016 são o dobro! No total dos 3 anos passaram de 32, que já eram muito maiores do que a média, para 36. Por curiosidade. registe-se que o semanário de reverência Expresso, uma espécie de Acção Socialista, escreveu na última página do seu número de sábado que «o que parecia ser um abrupto aumento do número de mortes (...) na verdade, o total do ano passado foi de 15». O jornalista de serviço a esta "notícia" deve ser mais uma daquelas bactérias diligentes da fossa séptica socialista de que o exemplo mor é o daquele rapaz ex-comunista, ex-Plataforma de Esquerda, ex-Política XXI, ex-bloquista, ex-Livre, ex-Tempo de Avançar.

«Temos resultados, temos contas certas»

Talvez devido ao estado de ansiedade pela espera do lugar no BdP (depois de ter sido preterido para outros lugares mais apetecíveis como a CE e o FMI), enquanto se sujeita ao tiro ao Centeno desporto muito praticado desde as eleições, o Ronaldo das Finanças volta a falhar na preparação do OE2020, desta vez esquecendo a almofada financeira.

O certo é que a ansiedade não se deve à consciência do conflito de interesses, que declara não existir, de sair do ministério das Finanças directamente para a presidência do BdP. Não deixa de ter razão, se adoptarmos o critério do PS que já teve um Victor Constâncio que foi sucessivamente vice-governador do BdP em 1977, ministro das Finanças em 1978, novamente vice-governador do BdP em 1979-1984. governador em 1985-6, secretário-geral do PS em 1986-1989 e outra vez governador em 2000-2010.

Voltando ao OE 2020, que será mais do mesmo, e o mesmo foi de 2015 a 2019 o investimento orçamentado de 21 mil milhões de euros ter uma execução de apenas 15 mil milhões e este ano até Outubro só foi executado em 56%.

«A anatomia de um superavit»
E o milagre do superavit? Veja-se no diagrama anterior como Miranda Sarmento explica o milagre acontecido à custa do aumento da carga fiscal, dos dividendos do BdP e do quantitative easing do BCE.

As greves e manifs são legítimas? Depende

Anunciando o surto a que o novo ano provavelmente irá assistir, os trabalhadores dos registos fizeram greve a semana passada para pôr «fim às assimetrias salariais» e os trabalhadores da Portway de assistência em terra aos passageiros dos aeroportos iniciaram também uma greve de três dias de protesto pelo "congelamento" das progressões na carreira. São greves legítimas por terem sido convocadas por sindicatos com alvará da geringonça.

Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos

O Dr. Costa gosta de se enfeitar como sendo obra sua a aparência de prosperidade passageira em que vivemos, a qual se deve (1) aos exportadores que a iniciaram ainda durante o programa de resgate legado pelo Eng. Sócrates, antecessor do Dr. Costa, (2) ao surto do turismo igualmente iniciado por essa época e (3) à entrada de capitais que inchou a bolha do imobiliário. As consequências indesejadas desta bolha estão a ficar patentes: o índice de preços da habitação aumentou desde 2013 mais de 50% e, como tudo o que sobe um dia desce, o inevitável estouro da bolha vai ser um factor adicional na próxima recessão.

Sem comentários: