Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/05/2019

Dúvidas (264) - A fuga de Costa para a Óropa é só mais uma teoria da conspiração?

«Dito isto, a cabeça de António Costa já não está em Portugal. Agora, o líder socialista quer experimentar – tudo indica – um outro tipo de tacho: o tacho internacional. Costa já foi eurodeputado (que, aliás, não deixou obra nem qualquer marca relevante), pretendendo, nos próximos anos, exercer o lugar de presidente do Conselho Europeu. Na verdade, uma pessoa que outrora foi muito próxima de António Costa e que chegou mesmo a integrar o atual executivo confidenciou-nos que a escolha de Pedro Marques para cabeça-de-lista ao Parlamento Europeu se justifica com a execução de uma estratégia pessoal de António Costa que há muito é falada nos bastidores socialistas. Entre os dois socialistas foi firmado um acordo pelo qual Pedro Marques será designado por António Costa como comissário europeu – e, em troca, Pedro Marques fará pressão, junto dos seus contactos e ligações na Europa (que adquiriu na sua faceta de ministro dos Transportes), para que António Costa seja escolhido para um qualquer cargo europeu relevante (que lhe permita ter um exílio dourado, nos próximos anos até 2024/2025, em Bruxelas).»

Lido isto numa peça com um nome que diz tudo (Verdade escondida aos portugueses: António Costa já manobra nos bastidores para ir para Bruxelas), se vivesse num país normal governado por gente normal, se é que tal país existe, pensaria que João Lemos Esteves que escreveu a peça ou bem estaria a delirar ou bem estaria a construir uma bela teoria da conspiração, sabe Deus com que propósitos.

Vivendo num país talvez normal mas rançoso, governado por gente como a que nos governa agora, cujos antecessores criaram os precedentes que se conhecem, um fugindo do pântano para o olimpo das Nações Unidas e outro da bancarrota para o exílio dourado parisiense, gente a quem talvez reste um módico de lucidez para anteciparem que o inferno irá chegar e eles não querem cá estar quando chegar, penso que à cautela é melhor acolher o que hoje parece uma bela teoria da conspiração e amanhã, quem sabe?, pode ser uma bela premonição.

Sem comentários: