Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/05/2019

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Numa jogada atrevida, Costa deixa a oposição em Zugzwang (3)

Secção Tiros nos pés

Reincidindo...

No dia seguinte à pantomina da demissão, 4 de Maio, escrevi aqui: se Costa ganhar as eleições legislativas (o que se tornou hoje mais provável) agradecei à miopia de Rio & Cristas. Se confirmarem a aprovação da recuperação integral da carreira dos professores surgem como irresponsáveis e oportunistas. Se recuarem perdem o que lhes resta de credibilidade.

... e confirmando...

Resultado das sondagens para as eleições europeias:

18 de Abril: PS 33,6%, PSD 31,1% - diferença 2,5%
17 de Maio: PS 36%, PSD 28% - diferença 8%
20 de Maio: PS 33%, PSD 23% - diferença 10%


Não vou distribuir mais afonsos a Costa pelo Zugzwang a Rio e Cristas, nem bourbonschateaubriands a estas duas criaturas apanhadas pelo Zugzwang, por já estarem esgotados (os bourbons e os chateaubriands, entenda-se; também as criaturas, mas estas ainda não deram por isso).

(*) Zugzwang, do alemão zug (jogada) e zwang (compulsão), é a situação no xadrez em que, em consequência das jogadas anteriores, um jogador é obrigado a fazer a jogada seguinte da qual sairá em pior situação.

Sem comentários: