Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/05/2019

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (18) - les Portugais, ils étaient encore plus maquisards que les Français, voilà

Outros portugueses no topo do mundo.

«Houve, proporcionalmente, mais portugueses a resistir aos nazis em França do que franceses» revela-nos o Público, citando uma investigação de José Manuel Barata-Feyo.

Esta celebração tão peculiar dos portugueses no topo do mundo é talvez a mais surpreendente até agora. Não questiono le fait même, mas devemos colocá-lo no contexto histórico da II Guerra Mundial e, sobretudo, na imensa legião de franceses que viraram a casaca e se tornaram collaborateurs du régime nazi.

Foram tantos (e entre eles alguns famosos, como mon ami Miterrand, sobre o qual recaíram fortes suspeitas de colaboracionismo) que ainda hoje alguns deles sobrevivem e recebem pensões da segurança social alemã.

O balanço entre collaborateurs e maquisards franceses pendia claramente para os primeiros e, por isso, não é assim tão impressionante ter havido, proporcionalmente, mais portugueses maquisards do que franceses. Impressionante seria, dada a multidão de collaborateurs franceses, ter havido, proporcionalmente, mais collaborateurs portugueses.

2 comentários:

Anónimo disse...

É muito feio escrever bacoradas...

Unknown disse...

Por onde andará o sentido do ridículo?...