Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/05/2019

ESTÓRIA E MORAL: Era uma vez três políticos sem princípios...

Estória

Era uma vez três políticos oportunistas e sem princípios. Um estava no governo sustentado por uma coligação de interesses contraditórios que tinha em comum precisarem uns dos outros para se manterem no poder.

Os outros dois estavam na oposição esperando a sua vez de chegar ao poder. Impacientes, olhavam com inveja para o que estava no poder e intimamente admiravam o facto de tudo nele ser táctica e nada convicção, como escreveu, desiludido, um jornalista de causas / militante / comentador / analista, seu ex-admirador, também ex-comunista, ex-Plataforma de Esquerda, ex-Política XXI, ex-bloquista, ex-Livre, ex-Tempo de Avançar.

Foi então que os dois políticos oportunistas na oposição pensaram: se ele tem sucesso a manter-se no poder dizendo o contrário do que faz, com superavit de táctica e défice de convicção, porque não superá-lo com mais táctica e ainda menos convicção, apeando-o do poder? E se assim mal pensaram, pior o fizeram, defendendo o contrário do que defenderam quando governo, tentando entalá-lo e obrigando-o a fazer o que ele dizia não querer.


Resultado que não devia ser surpreendente: o político oportunista no poder trocou de lugar com os políticos oportunistas na oposição e num piscar passou a assumir a rectidão na governação e o rigor orçamental antes defendidas por eles, que assim se viram acusados de falta de rectidão e libertinagem orçamental.

Moral

Podes tentar ser bom no género mau. Não deves é pensar que podes ser melhor do que o melhor de todos os bons no género mau.

1 comentário:

Bilder disse...

check https://fabiansociety.wordpress.com/2012/11/15/hello-world/ (o socialismo moderno e demo-crático ,as origens revisitadas)