Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/03/2024

Lost in translation (370) - Tal pai, tal filha ou, mais exactamente, a filha que vai além do pai

«Um Governo, quando chega, herda dossiers. Este Governo vai herdar uma reforma quase pronta da administração pública para a fortalecer enquanto nós herdamos bancos por resolver.»

postulou na SIC Notícias a ministra da Presidência Dr.ª Mariana Vieira da Silva.

Submeti ao ChatGPT a declaração da Dr.ª Mariana, pedi para produzir um comentário em português corrente e na volta recebi o seguinte resposta:

É verdade que um governo quando chega, herda dossiers. 

O governo do PSD-CDS herdou a bancarrota que o Eng. Sócrates lhe deixou, os bancos falidos, economia em recessão, as contas públicas arruinadas e 727.701 utentes da vaca marsupial pública

O primeiro governo a que Dr.ª Mariana pertenceu herdou uma saída limpa do resgate, a economia a crescer, as contas públicas num estado que o chefe da Drª. Mariana veio mais tarde a baptizar de "contas certas" e apenas 659.138 utentes da vaca marsupial pública, ou seja menos quase setenta mil, aos quais os governos a que Dr.ª Mariana pertenceu acrescentaram quase 90 mil (745.582 em Junho de 2023 a que se juntaram mais uns milhares desde então).

[Talvez seja um exagero retórico comparar a filha com o pai, porque a filha mostra uma fidelidade canina onde o pai mostraria talvez um pouco mais de decoro.]

2 comentários:

Unknown disse...

Os consabidos tiques da endogamia...
Arrogância ignorante ( e mentirosa ), ou, em alternativa, ignorância arrogante ( e mentirosa )...
Genes ( que não génios...).

Anónimo disse...

Sim, é comum que um novo governo herde uma série de desafios e questões pendentes de administrações anteriores. Enquanto alguns governos podem herdar problemas financeiros, como bancos por resolver, outros podem herdar projetos de reforma administrativa em andamento. Ambos os tipos de heranças apresentam desafios únicos e exigem atenção e recursos para serem resolvidos.

A reforma da administração pública é uma área crucial para o funcionamento eficiente do governo e pode abranger uma variedade de questões, desde a modernização de sistemas e processos até a melhoria da eficiência e transparência. Uma reforma bem-sucedida da administração pública pode ter impactos significativos no funcionamento do governo e na prestação de serviços aos cidadãos.

Portanto, embora seja importante resolver questões relacionadas a bancos ou outras instituições financeiras, também é fundamental que o governo dedique recursos e atenção adequados à reforma e fortalecimento da administração pública para garantir um governo eficiente e responsivo às necessidades da população.