Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/03/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (107a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Como distrair a populaça com causas fracturantes marginais

Alguém se lembra da campanha para legalizar a adopção de crianças por casais gays que em 2016 levou o parlamento a aprovar a lei que entrou em vigor em 1 de Março de 2016? A coisa era apresentada como se dezenas de milhar de gays estivessem em estado de desespero. Pois bem, em oito anos 40 (quarenta) casais adoptaram 55 (cinquenta e cinco) crianças.

Situação e oposição concordam que a Defesa Nacional não é uma prioridade

Os líderes do PSD e do PS concordam que aumentar a despesa com a defesa para atingir o compromisso de 2% do PIB assumido com a NATO pode esperar até 2028 ou 2030, respectivamente. E invasão da Ucrânia pelos exércitos putinescos não quer dizer nada? Pois parece que não talvez. Talvez acreditem que os portugueses viveriam muito bem como parte do império russo.

O que nos diz o investimento directo estrangeiro sobre o que pensa a estranja do Portugal socialista?

Diz-nos que a estranja não pensa grande coisa porque o montante do IDE voltou a descer de cerca de 8 milhões em 2022 para cerca de 6,8 milhões em 2023, dos quais mais de metade foi investimento imobiliário, o qual cresceu de cerca de 1,6 mil milhões em 2020 (23% do total) para 3,9 mil milhões em 2023 (57% do total). (fonte BdP)

Se quisermos ser optimistas, diz-nos que estranja acha que Portugal é um país bom para viver, mas não para produzir.

O que nos dizem as exportações de bens sobre o sector exportador?

Dizem-nos que o sector exportador tem baixa produtividade e é pouco sofisticado, visto que representando metade do PIB só representa um quinto do valor acrescentado total. Diz-nos também que a dimensão das empresas exportadoras é muito baixa e que mais de 90% das empresas só representam 23% do valor exportado.

Expresso

E também nos dizem que é mais uma área onde o PS agita os 50% que as exportações representam do PIB quando só atingiram 48% em valor nominal influenciado pelo aumento dos preços ou 46% se considerarmos o valor real. (fonte Ricardo Pinheiro Alves)

O Portugal dos Pequeninos ao serviço da vaca marsupial pública

Um inquérito da DGAEP mostrou que 84% dos funcionários públicos inquiridos prefere a redução de horário sem perda de salário com uma semana de quatro dias.

O PS avariou o elevador social e as consequências serão pesadas

mais liberdade

Não é preciso ser um cientista social para olhar para o diagrama e concluir que os filhos dos pobres continuarão pobres – a especialidade do socialismo é a criação de pobres. Se admitirmos, como nós aqui no (Im)pertinências, que o talento está aleatoriamente distribuído, daqui resulta um enorme desperdício.

O estado natural das empresas públicas do Estado sucial é o estado de falência

O Conselho das Finanças Públicas apurou que um terço das empresas públicas está em estado de falência técnica, isto é, tem capitais próprios negativos ou, dito de outra maneira, tem um passivo superior ao activo, o que numa empresa privada determinaria a obrigação do órgão de gestão a apresentar à insolvência.

(Continua)

1 comentário:

Afonso de Portugal disse...

«Se admitirmos, como nós aqui no (Im)pertinências, que o talento está aleatoriamente distribuído, daqui resulta um enorme desperdício.»

Existe algum suporte científico para esse pressuposto?