Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/03/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (108b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 108a)

Pobrezinhos, mas bem comportados

Num país que representa menos de 1% da emissões de dióxido de carbono da Óropa e menos de 0,1% das emissões mundiais, o PS, com a ajuda do PS-D, plantou torres eólicas e painéis solares por todo o lado para produzir uma das electricidades mais caras da Óropa que exporta electricidade a custo zero nos dias de sol e/ou de vento.

Para os inimigos nada, para amigos altera-se a lei…

Estar reformado e receber como se estivesse no activo deve criar grande júbilo no beneficiário. É o caso dos juízes e por isso esse estado se chama jubilação. O caso da Drª Van Dunem, ministra da Justiça do Dr. Costa que foi empossada no Supremo Tribunal ainda no governo e quando saiu deste em 2022 pediu a jubilação, é de júbilo extremo porque o governo alterou a lei para que a Dr.ª Van Dunem, que não preenchia as condições para ser jubilada, pudesse usufruir plenamente do estado jubiloso. (ver os detalhes aqui)

O Dr. Costa com obra feita… pelo Dr. Basílio

O sucessor Dr. Pedro Nuno foi exibir-se no que supostamente era uma obra que o Dr. Costa não teria tido tempo de inaugurar – o novo Hospital de Sintra. Afinal, a obra não era do governo, que até se recusou financiá-la, era da câmara de Sintra que aprovou um voto de repúdio à mentira do Dr. Costa.

O Dr. Medina com obra feita… graças à inflação

O Dr. Costa e o Dr. Medina, seu putativo e frustrado sucessor, enfeitaram-se com a redução do rácio de endividamento para menos de 100% do PIB. Como se tem vindo a referir este vosso Semanário de Bordo da Nau Catrineta, essa redução ficou a dever-se em parte significativa à inflação que aumenta o denominador do rácio (o PIB nominal) e não tem efeitos a curto prazo sobre o numerador (a dívida pública). Segundo as contas do Jornal Eco «a inflação foi responsável por até 81% da redução da queda do nível de endividamento do Estado no ano passado». Se isto não é significativo, o que será significativo?

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro» / O SNS é «a joia da coroa de qualquer socialista»

Com grande gáudio o ministério da Saúde, isto é o ministério do SNS, anunciou que 2.860 médicos especialistas (cerca de 24% ) aderiram ao regime de dedicação plena. Essa percentagem é consideravelmente inferior na região de Lisboa. (fonte)

Suspeito que a maioria desses médicos não tinham ocupação nos “privados”, ou seja, já estavam em dedicação plena e agora ficam na mesma e com o novo estatuto têm um aumento de 25%.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS. Mais do mesmo

mais liberdade

Se executar menos de três quartos do investimento orçamentado é um escândalo, o maior escândalo são os cortes terem sido selectivos, não em função das prioridades, mas em função do seu volume financeiro. É por isso que as taxas de execução de 43% na saúde e 28% na educação explicam grande parte da execução de 74%. Porque eram áreas críticas, o governo anunciou aumentos significativos no orçamento de 2023 sabendo que não iria executá-los. Uma vez mais, o expediente do costume.

Sem comentários: