Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/03/2024

A engenharia social de braço dado com o agitprop no Novo Império do Meio, uma espécie de "1984" em 2024

«Como demonstração do poder de um partido político sobre a sociedade, um casamento em massa é difícil de bater. Havia arrogância no andar do chefe de propaganda do condado de Ningdu, nas colinas com laranjeiras da província de Jiangxi, ao receber 66 casais em uma cerimónia colectiva de casamento em 17 de fevereiro. Embora os homens e as mulheres estivessem todos vestidos com as vestes vermelhas tradicionais de casamento, esta era uma reunião do Partido Comunista. Começou com manifestações de respeito a Xi Jinping, o líder supremo. De pé na praça principal de Ningdu, observados pelas famílias e por uma multidão de moradores curiosos, os casais leram um juramento de casamento de uma grande écran. Comprometeram-se a amar-se, a cuidar dos respectivos pais, a educar os seus filhos e a atender ao chamamento do partido e do governo para construir uma China feliz e civilizada. O termo civilizado é uma pista. Os casais não estavam apenas fruindo de uma festa gratuita. Eram agora recrutas numa campanha ideológica nacional, destinada a acabar com tradições "doentias" e levar a "civilização espiritual socialista" para todos os lares, especialmente os das zonas rurais.

Os maus hábitos visados pela campanha variam de lugar para lugar, mas seu objetivo declarado é o mesmo em todos os lugares: resolver problemas da vida real para que "as massas sintam pessoalmente que o Partido Comunista é bom". Uma faixa no palco explicitava a missão do casamento coletivo de Ningdu. O texto dizia: "Não aos preços das noivas, sim à felicidade".

Ningdu não é rico. Como muitos condados em Jiangxi, é notório pelos altos preços das noivas, ou caili. Antes de se casarem com um filho, muitas famílias rurais precisam encontrar ou pedir emprestado até 200.000 yuans (US$ 27.800) para dar aos pais da noiva. Este é um fardo pesado para alguns aldeões e mais uma barreira ao casamento para os homens rurais, num país onde o número de homens supera o das mulheres em quase 35 milhões após décadas de abortos selectivos. Os líderes de Jiangxi adicionaram os altos preços das noivas, juntamente com casamentos (e funerais) caros na vila à sua lista de hábitos ultrapassados que devem mudar.

Na China de Xi, uma vez iniciada uma campanha ideológica, pouco é deixado ao acaso. O casamento em massa de Ningdu abordou as preocupações locais. Mas quando um noivo foi chamado ao palco para expressar gratidão ao partido e exortar os jovens a abraçar "uma nova cultura de civilização", esses eram palavras de ordem nacionais. Drones com câmaras de vídeo zumbiam no alto, pois os veículos de propaganda chineses adoram imagens filmadas de cima.»

Sem comentários: