Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/03/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (107b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 107a)

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro». A falência técnica

No SNS, uma das paixões socialistas, a par com a educação, mais de metade das empresas públicas está em estado de falência técnica e todas tiveram prejuízos em 2022. Sublinhe-se que duas das antigas PPP revertidas foram das que tiverem menores prejuízos. O governo precisará de mais algum tempo para colocar as antigas PPP ao nível das demais EPE.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro». A desfaçatez do Dr. Costa

Recapitulando: em 2015 o Dr. Costa prometeu que mais meio milhão de “utentes” passariam a ter médico de família, reduzindo para metade os cerca de um milhão que ainda não tinham. Desde então, periodicamente o Dr. Costa fez novas promessas e anúncios (ver este pro memoria de 07-10-2021) enquanto o número de “utentes” sem médico de família aumentava. Oito anos depois o milhão herdado do governo neoliberal transformou-se em um milhão e setecentos mil e o Dr. Costa diz que em 2026  «haverá em Portugal excesso de médicos de família». É demasiado até para um aldrabão encartado. 

O estado natural das empresas penduradas no Estado sucial também não é famoso

Em 2016 o governo do Dr. Costa concedeu à Cidade Ébano, uma carpintaria em Murça, 1,1 milhões de euros do Portugal 2020. Acabou de falir, deixando 2,2 milhões de dividas a 66 credores, incluindo o IAPMEI com o montante do subsídio de 1,1 milhões.

O milagre das “contas certas” contado às criancinhas


O milagre das “contas certas” é mais a maldição da carga fiscal.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

Ao fim de vários anos já não deve ser necessário explicar como funciona esta autoestrada (em caso de dúvida, seguir o link acima). Uma vez mais, o investimento público em 2023 ficou abaixo do orçamento em cerca de um quarto, sendo os baixos graus de execução precisamente nas áreas mais carecidas de investimento e em que o agitprop socialista se esmerou a apresentar grandes aumentos no OE2023: Saúde (43,2%), do Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar (27,9%), da CP (18,5%), IP excluindo as concessões (67,8%), Metropolitano de Lisboa (48,6%). (fonte UTAO)

Choque da realidade com a Boa Nova da rodo-ferrovia dos orçamentos

Jornal Eco

Se o investimento público tem sido um exercício de mistificação orçamental, o investimento em infraestruturas é um exercício de pura aldrabice, sobretudo em relação ao investimento ferroviário como aliás é notório nos quase 32 mil dias atraso total na execução do Ferrovia 2020. 

Choque da realidade com a Boa Nova da habitação pública

Oito meses depois da transformação da Parque Escolar (uma empresa pública dedicada à requalificação e remodelação de escolas secundárias) em Construção Pública, também dedicada à a construção de habitação pública, ainda só foi lançado um concurso público.

O Estado sucial é um caloteiro

No final de Janeiro os pagamentos em atraso das entidade públicas aumentaram 99 milhões para 428 milhões em relação a Janeiro do ano passado.

Ainda não é o mafarrico

Por agora, é apenas o aumento para o triplo em 12 meses do número das empresas em lay-off.

«Pagar a dívida é ideia de criança» / A engenharia orçamental como ferramenta de agitprop

Em Janeiro a dívida pública voltou a aumentar 7,6 mil milhões de euros para 270,6 mil milhões, depois de cinco meses a descer e um final de ano com uma golpada tipicamente socialista, a saber os certificados especiais de dívida pública de curto prazo (CEDIC) foram usados para baixar o rácio da dívida, como mostrou Miranda Sarmento.

Sem comentários: