Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/03/2024

TIROU-ME AS PALAVRAS DE BOCA: A propósito da eleição do presidente da AR

«(...) poderes revolucionários – que querem derrubar a ordem estabelecida – e ao facto de não aceitarem compromissos a não ser como pausa numa estratégia inexorável.

Esse tipo de poderes pode negociar, mas não com a mesma lógica dos outros, pois não aceitam nunca as regras do jogo.

Como escreveu Cooper, “os que não compreendem este risco caem numa armadilha, como Neville Chamberlain”, o primeiro-ministro britânico que assinou o Acordo de Munique, e a quem logo a seguir e com presciência Churchill disse que “entre a desonra e a guerra, escolheste a desonra e terás a guerra”.

Esta minha reflexão não estava a ser feita a pensar na cena internacional, mas na mais prosaica relação entre o PSD e o CHEGA. (...)

O CHEGA é o que no sistema político internacional se chamaria uma potência desafiante ou ascendente. Está na fase inicial de um processo em que chegou agora a uma encruzilhada.

Ninguém pode - sem especulação excessiva e por isso sem rigor – antecipar a estrada que Ventura vai seguir. Talvez nem ele saiba ainda.

Por isso a solução para o PSD é aguardar até saber qual a estrada em que entrou e se já chegou a um ponto de não retorno. Até lá uma verdadeira negociação é um risco de se repetir Chamberlain.

Mas é preciso que Ventura saiba que quando e se passar a ser claro que o CHEGA aceita a ordem estabelecida, será possível um processo de negociação. Chama-se a isto gerar um sistema de incentivos.

E, por isso também, deve ficar claro que o PSD não escolherá a desonra para evitar uma guerra e que só pode alcançar uma boa paz quem estiver disposto a fazer uma boa guerra. E isso também é um sistema, aqui de incentivos negativos.»

José Miguel Júdice (no Expresso) de quem me afastam as escolhas políticas e me merecem consideração a lucidez, a honestidade intelectual e a independência

3 comentários:

Afonso de Portugal disse...

Júdice ridículo, como quase sempre. O que é a "ordem estabelecida"? Como é que se define? Quem é que a define? E de que forma é que o Chega a está a por em causa?

Lucidez, honestidade intelectual e independência, o tanas!!!

Camisa disse...

O Chega é como os extremistas que têm o Sanchez na mão em Espanha: querem sempre mais e mais até que quem lhe deu a mão é completamente humilhado e em breve perdeu a mão e o resto.

Não é um partido confiável e por isso não se pode contar com ele e se a AD não conseguir governar o país assim, mais vale forçar novas eleições.

Unknown disse...

O Puigdemont tem o Sanchinflas na mão porque este precisa dos votos da Junts para continuar em Moncloa.
O Fraudillo perdeu as eleições e, para manter o Poder, prostituiu-se aos independentistas bascos, catalães e até ao triste Nestor do triste BNG...
Mas os casos gritantes corrupçao que afectam a ladroagem sanchista tornarão muito difícil ao begoño terminar a legislatura...