Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/03/2024

O bem-estar do Portugal dos Pequeninos segundo o Dr. Centeno é um pouco diferente do bem-estar segundo outras fontes

Num dos últimos semanários da Nau Catrineta comentei o esforço do BdP do Dr. Centeno para fazer subir o Portugal dos Pequeninos no ranking europeu, criando um “índice de bem-estar” («Bem-estar e PIB per capita em Portugal face à UE»), onde se considera além do PIB per capita, o consumo, o tempo de lazer e a desigualdade, que nos faz subir quatro lugares no ranking de 20.º para 16.º.

Por curiosidade, confrontemos o “índice de bem-estar” do Dr. Centeno com o Human Development Index (HDI) da ONU (onde paira o Eng. Guterres).

Fonte

Como se pode ver, o HDI português tem melhorado muito pouco e, surpreendentemente, era e continua a ser inferior ao da Grécia, o homem doente da Óropa, e com o 42.º lugar no ranking mundial coloca-nos atrás de todos os outros países da União Europeia, com excepção da Eslováquia e da Hungria, dois sobreviventes do colapso do Império Soviético. 

Apesar de uma situação medíocre em termos do HDI, vejamos se os portugueses estão satisfeitos com a sua infelicidade, como nos garante a ópera bufa «Le jour et la nuit» de Charles Lecocq: «Les portugais sont toujours gais / Qu'il fasse beau, qu'il fasse lais, / Au mois de décembre ou de mai, Les portugais sont toujours gais!» 

Fonte

Pois parece que não, porque no índice de felicidade os portugueses caem para 55.º e ficam ainda pior.

O Dr. Centeno e o seu BdP vão ter que se esforçar mais para convencerem os portugueses da enorme felicidade e bem-estar que o socialismo lhes proporcionou, com o seu contributo feito de cativações.

Sem comentários: