Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/03/2024

Até para o Czar Putin é demasiado

O manual «O Exército Russo em Defesa da Pátria» de quase 400 páginas agora publicado pelo departamento de propaganda do Czar Putin é destinado a leitura obrigatória pelos estudantes dos 15 aos 18 anos dos territórios ucranianos ocupados pelo exército russo.

O manual enaltece José Estaline, celebra as vitórias soviéticas na "Grande Guerra Patriótica", a "reunificação da Crimeia com a Rússia" em 2014 e, como não podia deixar de ser, justifica a invasão da Ucrânia a que chama "operação militar especial".

Para justificar a invasão, o manual garante que "foi a Ucrânia e a NATO que planejaram iniciar a guerra" para o que concentraram "um grande número de tropas ucranianas e veículos blindados nas fronteiras". Enumera também exemplos das supostas atrocidades cometidas pelos nazis ucranianos como: "Livros russos foram queimados, monumentos foram destruídos, canções russas e a própria língua russa foram proibidas";  "Cidades nas regiões de Luhansk e Donetsk, onde existia dissidência contra tais políticas, foram bombardeadas por projéteis e foguetes nazistas."

A melhor de toda é porém os "coquetéis de 'sangue russo' eram servidos em restaurantes."

2 comentários:

Anónimo disse...

Os chips das máquinas de lavar devem estar a acabar. Os russos agora lutam com torradeiras e aspiradores. A Ucrânia vai vencer.

Anónimo disse...

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito militar mais mortal da história. Um total estimado de 70 a 85 milhões de pessoas pereceram, o que representou cerca de 3% da população mundial de 1940 (est. 2,3 bilhões).
Os 3% à data de hoje seriam 242 958 356,7.
Em cerca de 80 anos esquecemos as pessoas de 1945, para esquecer os cerca de 250 milhões meia dúzia de anos chega rão...............