Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/03/2024

Não sei se o Chega vai ou não desaparecer como o PRD. Sei, contudo, a razão por que resistirá mais do que o PRD

A propósito deste comentário de João Miguel Tavares no Público, que atribui a suposta resiliência futura do Chega à distribuição relativamente homogénea do seu eleitorado, ao contrário do PRD e na verdade diferentemente de todos os outros partidos, com a possível excepção do PS, eu diria que falta explicar a que se deve essa homogeneidade, que a meu ver se deve ao que há dias escrevi para um grupo de amigos.

Os votos do Chega são os votos do ressabiamento de ressentidos com o Estado sucial, por muitas e variadas razões, a maior parte compreensíveis. 

Algumas delas são generalizadas (uma descrença na democracia, como o pior dos regimes, com excepção de todos os outros, como disse Churchill, ou a rejeição das ideologias de identidade do género, etc.) e outras domésticas (como o novo situacionismo do PS e as suas consequências).

Assim se compreende que o Chega tenha tido 21% em Beja (concelho historicamente comunista), 17,5% em Valpaços (um dos 3 ou 4 concelhos mais pobres de Portugal) e 11,6% em Oeiras (concelho com maior percentagem de licenciados e a segunda média de rendimentos), ou seja, resultados não muito diferentes porque o Chega é um partido catch-all e onde não há ressentidos pela pobreza e por abandono capturam os ressentidos ideológicos.

E por falar em não desaparecer acrescento que o Chega irá desaparecer um dia, não como o PRD, nem a um prazo tão curto, mas porque todos os partidos um dia desaparecem quando desaparecem as causas que os justificam.

2 comentários:

Jorge disse...

Ressabiamento ? Nada disso. Apenas já perdemos a ilusão com o Ps e Psd. O sistema corrupto é hoje visível até para os que se recusam a abrir os olhos. Cá em casa somos 4 e 2 ainda votaram Psd. Nas próximas eleições os 4 votos vão para o Chega.

Afonso de Portugal disse...

«Os votos do Chega são os votos do ressabiamento de ressentidos com o Estado sucial, por muitas e variadas razões, a maior parte compreensíveis.»

Não é assim tão simples. Como bem observou o primeiro comentador (Jorge), aquilo que alimenta o Chega é sobretudo a percepção que o PS e o PSD não têm nem a capacidade, pior do que isso, não têm nem sequer a vontade de fazer melhor por Portugal e pelos portugueses.

Como votante do Chega, uma das minhas motivações fundamentais é contribuir para a remoção do centrão do poder. O centrão mafioso que só dá de comer aos seus e aos amigos, o centrão criminoso que se apodera da coisa pública e a destrói em benefício próprio, o centrão tentacular que se infiltrou em praticamente todos os sectores da sociedade, o centrão absolutista que enche a boca com a democracia mas depois nos nega o direito a falar livremente acerca da imigração, enquanto importa centenas de milhares de imigrantes terceiro-mundistas para se tentar eternizar no poder.


«E por falar em não desaparecer acrescento que o Chega irá desaparecer um dia, não como o PRD, nem a um prazo tão curto, mas porque todos os partidos um dia desaparecem quando desaparecem as causas que os justificam.»

Se fosse assim tão simples, o PS já teria desaparecido. Mas nem sequer a extrema-esquerda desapareceu... pelo contrário, ela continua a metamorfosear-se, e agora até tem a lata de se chamar "Livre", quando o ela que defende é o exacto oposto da Liberdade...