Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/08/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (28a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O Dr. Costa quer o mausoléu da Caixa só para si

O Dr. Costa gostou tanto do mausoléu da avenida João XXI que o quer em exclusivo para os seus gov-zombies como “campus” com Hot desking e clean desk, ginásio e campo de squash e vai expulsar todos os caixa-zombies lá estacionados.

O homem que sabia demais e a família socialista, sempre

Com o seu inigualável sentido de oportunidade, o Dr. Costa tentou distanciar-se da contratação do Dr. Figueiredo como “consultor para as políticas públicas” (em boa verdade seria mais para as políticas privadas) pelo Dr. Medina. Sem grande sucesso porque o seu delfim, sentindo-se abandonado, deixou escapar para os jornalistas amigos que o Dr. Costa estava cansado de saber da contratação, mas esqueceu de informar que ele próprio tinha atribuído há dois anos, quando ainda era comentador da TVI contratado pelo Dr. Figueiredo, um subsídio de 350 mil euros a uma empresa de um filho do Dr. Figueiredo.

O saudoso Dr. Sisa Vieira pode ter saído do governo, mas o governo não saiu dele, o que explicará o Banco de Fomento, cuja criação ele abundantemente anunciou durante vários anos, ter contratado um seu ex-adjunto por ajuste directo.

Boa Nova

Ameaçado pelo Czar de lhe cortar o gás, o governo alemão lembrou-se que dava jeito um gasoduto desde Portugal. O Dr. Costa, cujo governo em seis meses já tem menos gás que o alemão, agarrou-se à ideia e mandou a imprensa amiga encher os jornais de garantias ao Sr. Scholz que «a Alemanha pode contar 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto». Esqueceu que tal gasoduto já existe há 13 anos no papel – a REN anunciou-o no dia 17-09-2009 - de onde talvez se junte ao novo aeroporto e ao novo hospital de Lisboa e nunca saia do papel.

Choque da realidade com a Boa Nova

Por falar de obras que ficam no papel, alguém sabe como decorreu a recuperação dos 9 mil hectares do Pinhal de Leiria que arderam em Outubro de 2017? Cinco anos depois foi anunciado um projecto da GEOTA para plantar 650 mil árvores até 2025.

O Estado sucial como máquina de extorsão

mais liberdade

Se os lucros das grandes empresas nacionais forem excessivos, como proclama a esquerdalhada e o governo murmura, o que dizer da receita fiscal?

Se não conseguires resolver, esconde. Se não conseguires esconder, adia. Se não conseguires adiar, anuncia um estudo em pormenor

Durante duas semanas o parque da Serra da Estrela ardeu perante a «descoordenação, conflitos entre entidades e abandono de área ardida». E o que faz o Dr. Costa? Espera que o incêndio se extinga para «estudar em pormenor, o que é que foi acontecendo ao longo da fita do tempo e que podia ter acontecido de uma forma diferente, ou não». Entretanto, mesmo sem o estudo, o ministro dos Incêndios anuncia a contratação de mais 500 bombeiros que estavam escondidos à espera de serem contratados e mais 4,2 milhões de euros para o SIRESP, apesar de ter dito duas semanas antes que o SIRESP «não falhou».

(Continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez seja redundante:
> que o gobierno Español tenha logo dito que o gasoducto desde Algeciras aos Pirenéus era trabalho de um mês.
> que, ensuite, le gouvernement français a dit "jamais".

Abraço