Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/08/2022

ARTIGO DEFUNTO: A importância de dispor de uma imprensa amiga


Como se pode verificar, durante três trimestre consecutivos a economia portuguesa cresceu acima da Zona Euro e da UE quer em linha, isto é, comparativamente com o trimestre anterior, quer em termos homólogos, isto, é comparativamente como o mesmo trimestre do ano anterior. Resta acrescentar que o elevado crescimento homólogo do 1.º trimestre de 2022 (11,8%) se deveu à comparação com a enorme queda no 1.º trimestre de 2021 devida ao confinamento generalizado durante fase mais aguda da pandemia. 

No segundo trimestre deste ano a economia portuguesa encolheu (-0,2%) em linha, comparativamente com o crescimento (0,6%) da Zona Euro e na UE e o crescimento homólogo desceu de 11,8% para 6,9%, mas apesar de tudo foi o segundo maior da UE (a seguir à Polónia), porque Portugal foi um dos países em que a economia mais caiu do segundo trimestre do ano passado. 

Vejamos os títulos de dois jornais para a mesma notícia cujos factos são os citados:
Sabendo-se que a maioria dos leitores sofre de profunda iliteracia económica e financeira e se fica pelos títulos, fica exemplificada a importância de dispor de uma imprensa amiga.

Sem comentários: