Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/08/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (28b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.



O excesso de mortalidade em Portugal atingiu 24% em Junho, quatro vezes mais do que a média da UE. O calor extremo, uma das explicações habituais, não se aplica em Junho, mês que, segundo o IPMA, registou uma temperatura média menos de um grau superior às do período 1971-2000 que num quarto dos anos teve médias superiores à deste ano. Como já referi em semanários anteriores, a explicação mais provável é o que o excesso seja um dos efeitos do colapso do SNS, incapaz de dar resposta às doenças crónicas e aos doentes idosos com maior risco.

«Em defesa do SNS, sempre»

A dívida total do SNS a fornecedores atingiu em Junho 2.353 milhões batendo um novo recorde.

Fonte: SNS - Dívida Total, Vencida e Pagamentos em Atraso

Continuam as escusas de responsabilidade (um expediente original único do Portugal dos Pequeninos): 6.500 enfermeiros a nível nacional e 70 assistentes operacionais só no hospital de Setúbal.

O Estado sucial ocupado pelo PS é um Estado kafkiano

Foi abundantemente noticiado pela imprensa que passará a ser obrigatório a partir de Setembro o registo de galinhas poedeiras o que, na minha modesta opinião, é talvez a medida de maior alcance tomada pelos dois governos do Dr. Costa.

O Estado sucial grávido do PS

O Eng. José Animal Feroz Sócrates falou um dia do “PS grávido do Estado”. Contudo, seria mais apropriado dizer que o PS vem emprenhando o Estado sucial com legiões de utentes que no 2.º trimestre voltaram a aumentar atingindo 741.698, o que representa um aumento de quase 82 mil em relação ao exército herdado do governo de Passos Coelho. É obra.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Na inflação, que aumentou 9,4% em Julho contra a média europeia de 8,9%, sem dúvida. Na carga fiscal também não se duvida.

mais liberdade

Já na economia, nem por isso. No segundo trimestre deste registou uma queda de -0,2% em relação a primeiro trimestre contra 0,6% da UE e o crescimento homólogo desceu de 11,8% para 6,9%.

4 comentários:

Anónimo disse...

A investigação das causas do"excesso" de mortes era suposto ser prioritária no radar de todos os partidos políticos. Mas, chegamos a um ponto a que eles já nem disfarçam mais. Estou em crer que se a notícia fosse "excesso de mortes de refugiados ou imigrantes ilegais", seria um corrupio de entidades e comissões, aflitas com a tragédia.
A vida de um português vale menos do que a de uma galinha. Embora o bicho tenha um QI médio superior, não deixa de ser uma tristeza de constatar.
Começaram por saquear as divisas, o ouro, o dinheiro dos Quadros Comunitários, as grandes empresas, bancos e já vão na vida do cidadão se esta, espremida, der uns cêntimos. 25 de Abril sempre!

Anónimo disse...

Não se assustem: assistentes operacionais é o nome politicamente correcto para as criadas da copa.
Abraço

Anónimo disse...

Também deveria ser obrigatório o registo dos galos panascas.
Abraço

Anónimo disse...

No mundo costista nem tudo é mais.
Agora os costistas vieram gabar-se que os prejuízos da TAP fora SÓ 200 milhões.
Um governo que se gaba de milhões e milhões de prejuízos não é um goberno é um antro de ladrões