Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/08/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (29a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O Dr. Medina mostra as suas credenciais de putativo sucessor do Dr. Costa

Recorde-se que depois de ter oferecido ao Dr. Figueiredo (que contratou o Dr. Medina como comentador da TVI) um contrato com a câmara e um subsídio de 350 mil euros a empresa do filho do Dr. Figueiredo, o Dr. Medina ofereceu ao Dr. Figueiredo um lugar no ministério das Finanças como consultor para as políticas públicas. Como se fosse pouco, ficámos a semana passada a saber que o Dr. Medina depois de ter nomeado o Dr. António Furtado, o seu ex-director da área de Gestão Patrimonial da Câmara de Lisboa para presidente da Estamo, uma empresa pública de gestão de imobiliário, nomeou de seguida a sua ex-chefe de gabinete Dr.ª Fátima Madureira para vice-presidente.

O algoritmo da Dr.ª Patrícia

A secretária de Estado da Administração Interna, regozijou-se porque, segundo ela, no incêndio no Parque da Serra da Estrela a área afectada prevista segundo «os dados, os algoritmos e as contas feitas dizem que a área ardida que deveríamos ter deveria ser 30 por cento superior. Ou seja, ardeu 70 por cento daquilo que era suposto arder» Foi, por isso, imediatamente desancada pela oposição e os jornalistas armados em cientistas que, injustamente, não tiveram em consideração o facto da licenciatura em Relações Internacionais da Dr.ª Patrícia não a qualificar para lidar com a aritmética elementar (se a previsão foi 30% superior à área ardida, então a área ardida representaria 76,9% = 1/1,3 e não 70% do que era suposto arder) e muito menos para saber o que seja um algoritmo.

Boa Nova

Se houvessem dúvidas que a Dr.ª Vieira da Silva, ministra da Presidência, está à altura de ser um@ delfin@ do Dr. Costa, ficaram dissipadas quando anunciou um plano de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, severamente queimado pelos incêndios cuja extensão se deve (pelo menos em parte) à incompetência governamental, para deixar o Parque «melhor do que estava». Já agora, sugeria à Dr.* Mariana que se informasse sobre o estado de recuperação dos 9 mil hectares do Pinhal de Leiria que arderam em Outubro de 2017.

TAP, uma companhia low standard e high cost

Ao mesmo tempo que era anunciado que a TAP receberá este ano mais 990 milhões do Estado sucial, totalizando 2.554 milhões de dinheiro dos contribuintes para tornar possível manter a flutuar um operador que dá emprego a uns milhares e transporta uma pequena percentagem dos contribuintes mais abonados, era igualmente anunciado um grande sucesso: a TAP “só” tinha tido 202 milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre.

Acrescente-se que, ainda assim, esse grande sucesso só foi possível pelo “sacrifício” dos trabalhadores que perderam algumas das suas mordomias e pelo mau serviço prestado aos clientes transportando-os em aviões low standard e high cost fretados a operadores rascas como a Hi Fly Malta.

Votando com os pés

Durante o resgate pela troika, o PS e a esquerdalhada em coro berraram que os jovens portugueses eram forçados a emigrar pelos sacrifícios impostos pelo governo “neoliberal” que geria a falência socialista. Segundo os dados da ONU (aqui citados por Ricardo Reis), entre 2011 e 2020 emigraram 992 mil portugueses, pelo menos 400 mil de forma permanente. Cerca de metade dos 992 mil emigraram durante o governo socialista que, diziam eles, haveria de dar oportunidades aos jovens. Ainda segundo a ONU, há 2,6 milhões de portugueses a viverem no estrangeiro, o oitavo rácio mundial, e isso diz muito sobre o resultado de quase cinco décadas de várias modalidades de Estado sucial que superam a este respeito o resultado de quase outras cinco décadas do Estado Novo.

(Continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me digam que esta dotóra é a mesma dos Conceitos de Arganil e de Lamêgo.
«Os dados epidemiológicos fazem com que o conceito de Arganil e o conceito de Lamego, por terem níveis de incidência elevados, regridam para as regras definidas a 19 de Abril.»
Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa | 13.Mai.2021

Abraço de quem está entregue aos bichos e às bichas.