Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/08/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (26b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


Take another plan

«A TAP muda de edifícios, contrata serviços externos cada vez mais a preços milionários, tem os aviões de carga parados. São milhões de euros e dizem sempre: isto é o plano de reestruturação», acusou o presidente do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil esquecendo-se, contudo, de referir que nos finais de 2020, em relação à Iberia a TAP tinha mais 20% de pilotos por avião e quase mais 30% de tripulantes, pilotos cujo custo médio aumentou quase 40% em três anos e que têm salários muito mais elevados.

O Estado sucial que não se consegue autogovernar vai cuidar das startups

Segundo a Investopedia, Startup é «uma empresa nos primeiros estágios de operações. As startups são fundadas por um ou mais empreendedores que desejam desenvolver um produto ou serviço para o qual acreditam haver procura. Essas empresas geralmente começam com custos elevados e receita limitada, e é por isso que procuram capital de várias fontes, como capitalistas de risco.» Para a Startup Portugal uma startup precisa que o governo lance uma nova lei de startups, que é como quem diz, precisa de subsídios porque no Portugal dos Pequeninos o venture capital é proporcionado pelos contribuintes através do Estado sucial.

A justiça arrisca perder a corrida contra a morte dos acusados

Completaram-se oito anos desde a falência do BES e os crimes de burla qualificada de que foram acusados os seus administradores continuam por julgar.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

A inflação na OCDE continuou a crescer e atingiu 9,6% em Maio, a taxa mais alta em 34 anos. Se pensa que a inflação é passageira e que os coelhos que o Dr. Costa tirará da cartola pouparão o país, pense melhor, porque a Moody’s considera que Portugal é um dos 10 países europeus com maior risco de inflação persistente.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

BdP

Segundo o BdP, a dívida pública voltou a aumentar 200 milhões em Junho, mas, para quem não goste de más notícias, sempre pode olhar a coisa pela óptica do rácio dívida/PIB que se reduziu 0,3 pontos percentuais em relação a 1.º trimestre.

Sem comentários: