Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/08/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (25b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

As previsões do FMI para 2022 e 2023 apresentadas a semana passada apontam para a estagnação na zona euro, ou mesmo ligeira contracção, e para um dos ritmos mais baixos de crescimento da economia mundial das últimas décadas.

O PIB português do 2.º trimestre aumentou 6,9% face ao 2.º trimestre do ano anterior em que a economia se afundou pela pandemia, e caiu 0,2% em relação ao trimestre anterior, o que foi a terceira maior contracção na UE.

Entretanto, a inflação continuou a acelerar atingindo 9% em Julho.

De volta ao velho normal

Em Março o aumento homólogo das importações (30%) foi mais do dobro das exportações (13,6%) e sem os combustíveis foi 20,2% e 12,4%, respectivamente. Em consequência, o défice da balança comercial de bens aumentou de 1,3 para 2,4 mil milhões.

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

A EFACEC, nacionalizada por um governo do PS que sucedeu a outro governo do PS que havia facilitado a entrada de Isabel dos Santos, foi finalmente vendida em Abril ao grupo DST que «açambarca 1/4 do PRR para as empresas». A coisa está empatada em Bruxelas porque a DGComp percebeu tratar-se não de um negócio de venda da EFACEC, mas de um auxílio do Estado à DST, o que o seu presidente negou declarando enfaticamente ao Expresso que «a transação tem que ser declarada uma não ajuda de Estado».

Os lucros escandalosos da Galp. Um exemplo de ignorância e estupidez ao serviço da demagogia

Como se pode ver no relatório do 2.º trimestre da GALP, o EBIT (Earnings before interest and taxes) do 1.º semestre aumentou em 2022 em termos homólogos 853 milhões, dos quais 748 milhões (88%) dizem respeito às actividades de upstream (exploração, desenvolvimento e produção) todas elas no estrangeiro. Na verdade, do aumento de 853 milhões do EBIT a componente das actividades comerciais é de apenas 11 milhões (1,3%). Moral da estória: os indignados que querem taxar os lucros escandalosos da Galp estão a fazer lóbi para o Brasil, Angola, Moçambique, S. Tomé e Namíbia.

O Estado sucial do Dr. Costa fecha em Agosto e não ventila

Além das urgências dos hospitais, também as esquadras podem fechar em Agosto, isto num país que é o quinto da UE com mais polícias.

Em Maio de 2020 o governo pela mão do Dr. Brilhante encomendou 1.151 ventiladores à China dos quais só 73 chegaram a Portugal. Decorridos dois anos soube-se agora que os 30 ventiladores oferecidos pelas câmaras algarvias aos hospitais de Faro e Portimão estavam avariados e nunca foram usados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu também sou habitualmente desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo, mas não emprenho pelos ouvidos (https://dicionario.priberam.org/emprenhar%20pelos%20ouvidos), nem estou habituado a comer gelados com a testa, pelo que antes de escrever sobre determinados assuntos, convinha pelo menos aferir sobre a veracidade ou falsidade de algumas notícias, sobre o tipo de interesse que algumas pessoas têm em colocar "notícias" na banca ou ainda não deturpar ou descontextualizar por completo as declarações de algumas pessoas.