Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/08/2022

Manifestações de paranóia/esquizofrenia (40) - É como viver num metaverso

Outras manifestações de paranóia/esquizofrenia


«Cerca de 15 pessoas entram em fila em um ensolarado escritório imobiliário em Denver, tomam os seus lugares e ficam frente a frente como se estivessem prontos para uma palestra. As próximas três horas são parte sermão, parte grupo de apoio para teóricos da conspiração. Os participantes discutem eventos e preocupações que os preocupam. Segundo eles, o Fórum Económico Mundial quer liderar um governo global; as eleições primárias do Colorado foram falsificadas; o papa, e possivelmente Joe Biden, são hologramas; e a sociedade está a apenas duas semanas do colapso.

O encontro é uma reunião local de People’s Rights, uma rede para aqueles que temem que seus direitos individuais estejam sendo corroídos pelo governo federal dos Estados Unidos. É a ideia de Ammon Bundy, um candidato a governador em Idaho que é mais conhecido por ter liderado confrontos armados contra o governo federal no rancho de sua família em Nevada em 2014 e num refúgio de vida selvagem em Oregon em 2016. A oferta principal do grupo, criado por Bundy em 2020, é o seu serviço de atendimento telefónico para a milícia: se um membro se sentir ameaçado pode convocar seus compatriotas para o ajudarem.

Charles Tappan, que liderou a reunião, repudia Bundy e argumenta que o grupo está mais interessado em preparar-se para três cenários – uma tomada do mundo globalista, uma invasão alienígena ou o Arrebatamento no fim dos tempos – do que pegar em armas contra os federais. No entanto, as conspirações expressas em Denver são semelhantes às preocupações dos eleitores que participaram de um recente evento de campanha de Bundy em Sandpoint, Idaho, uma pequena cidade que fica a uma hora de carro ao sul da fronteira canadense. Aqui, os participantes reclamam do exagero federal, dos “extremistas ambientalistas” e da grande mídia. “Eu sou uma extremista?” pergunta retoricamente uma mulher. "Não sei!"

A evolução de Bundy de líder da milícia a candidato a governador reflete uma fusão da extrema direita com a política eleitoral. Em vez de fomentar a insurreição, muitos extremistas adotaram uma nova mentalidade: se você não pode vencê-los, junte-se a eles

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim é de caras que as imagens estão mal legendadas ou são mentira.

Abraço