Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/08/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (27b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

 (Continuação de 27a)

Take Another Plan

Depois de cinco anos a circular na justiça de Herodes para Pilatos, o STJ deu razão ao sindicato dos pilotos e a TAP terá de pagar 50 milhões a mais de mil pilotos por “erro” no cálculo dos seus salários.

Para que serve um banco público?

Com uma lógica semelhante à da TAP, que tem um papel que os amigos do Estado sucial acham insubstituível, esquece o Porto e deixa os Açores para a Ryanair, também a Caixa, porque não se submete à lógica da banca capitalista que só quer estar presente nas grandes zonas urbanas, é insubstituível e vai fechar mais 23 balcões no interior.

Acredite se quiser

O ministério da Educação vai convocar 7.500 professores (mais de 7% do total) para juntas médicas para verificar baixas e a “mobilidade por doença”.

«Estamos preparados»

«Mais de mil médicos de 45 unidades apresentaram escusa de responsabilidade» que é um expediente assim do género «lavo daí as minhas mãos», possivelmente único num país civilizado.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Os Estados Unidos com dois trimestres em recessão, a economia portuguesa com uma inflação de 9,1% em Julho e um défice da balança comercial a atingir 4,6 mil milhões a meio do ano, a coisa promete. Quando o Dr. Costa se retirar para Bruxelas vai deixar uma herança que rivalizará com a do seu antecessor Dr. Eng. Sócrates.

A propósito da balança comercial, veja-se como a arte de bem titular toda a notícia prospera nas redacções dos jornais: para quê titular «Défice comercial agrava-se no 2.º trimestre com guerra, se pode dar a mesma notícia com «Exportações de bens aumentaram 37,1% e importações 41,6% em junho» ou, de preferência, com «Exportações disparam 37% em junho» .

Podemos não convergir com a Óropa na produtividade do trabalho, mas estamos a fazê-lo no custo médio por trabalhador que aumentou 4% em três meses e número de horas trabalhadas que se reduziu de 1,5% (INE).

Um luso-capitalismo periférico e dependente do Estado sucial

Com o PS, o índice da bolsa de valores de Lisboa PSI 20 encolheu primeiro para PSI 18, depois para PSI 15 e por último para PSI 14. O número de empresas cotadas que no passado já tinha sido 150 está actualmente em 37. O PS descobriu o caminho pacífico para o socialismo levando o capitalismo à extinção. Melhor é difícil.

Sem comentários: