Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/08/2022

CASE STUDY: A política energética alemã tem sido um perfeito disparate e toda a Europa está a pagar a factura

«Consideremos a lamentável dependência da Alemanha dos combustíveis russos. Isto aconteceu não só porque Putin seduziu empresários e políticos com preços baixos, aumentando assim a participação da Rússia no consumo de gás natural da Alemanha de 30% há duas décadas para 55%. Também foram tomadas decisões para reduzir o fornecimento de energia de outras fontes. Entre inúmeros exemplos de tal tolice, a mais conhecida diz respeito à energia nuclear. Quando um tsunami atingiu os reatores nucleares japoneses em Fukushima em 2011, o governo da então chanceler Angela Merkel fechou metade da capacidade de geração nuclear da Alemanha praticamente da noite para o dia. Estabeleceu a data de fecho de dezembro de 2022 para as últimas três centrais, uma meta que só agora está sendo questionada, quando a escassez de energia se aproxima. Refletindo a peculiar ausência de urgência na política alemã, um compromisso proposto pede aos Verdes que abandonem sua insistência em fechar os reactores e em troca seus parceiros de governo abandonam as objeções aos limites de velocidade nos auto-estradas.

No entanto, talvez o maior golo da Alemanha tenha sido marcado contra sua própria indústria de gás natural. Os alemães não têm a sorte dos seus vizinhos holandeses, cujo campo gigante de Groningen, à distância de um mero passeio de bicicleta da fronteira, produziu cerca de US$ 500 mil milhões em gás desde 1959. Mas as próprias reservas da Alemanha não são insignificantes. Na virada do milénio, a Alemanha estava bombeando cerca de 20 mil milhões de m3 de gás natural por ano, o suficiente para suprir cerca de um quarto da demanda nacional. Mas, embora os geólogos pensem que a Alemanha detém pelo menos 800 mil milhões de m3 de gás explorável, a produção não cresceu, mas entrou em colapso, para uns meros 5-6 mil milhões de m3, equivalentes a apenas 10% das importações da Rússia.

A razão é simples. A geologia determina que quase todo o gás da Alemanha só pode ser extraído usando fracturação hidráulica (fracking), mas o público alemão tem um medo irracional de fracking. Não apenas um medo: em 2017, o governo de Merkel aprovou uma lei que basicamente proíbe o fracking comercial, embora as empresas alemãs tenham usado a técnica no país desde a década de 1950, sem um único incidente relatado de danos ambientais graves.

As causas do medo do público não são difíceis de perceber. Em 2008, a Exxon, uma grande empresa petrolífera americana, propôs a expansão do uso de fracking num local no norte da Alemanha. Enquanto ambientalistas se juntavam para protestar, o cada vez mais influente Partido Verde entrou na luta. O mesmo fez o Russia Today, um canal pró-Kremlin, alertando para que fracking causa radiação, defeitos congénitos, desequilíbrios hormonais, a libertação de imensos volumes de metano e resíduos tóxicos, e o envenenamento de dos peixes. Nada menos que um especialista como o próprio Putin declarou, antes de uma conferência internacional, que fracking faz gosma preta sair das torneiras da cozinha.

Os alemães parecem gostar de contos de fadas. "Finalmente, desistimos de tentar explicar que fracking é absolutamente seguro", suspira Hans-Joachim Kümpel, ex-chefe do principal órgão consultivo do governo sobre geociência. "Eu realmente não posso culpar as pessoas que não têm compreensão da geologia subsuperficial, se tudo o que ouvem são histórias de terror."

Os produtores alemães de gás dizem que, se tiverem a oportunidade, com os novos métodos de fracking ainda mais limpos e seguros de hoje, eles poderiam duplicar a produção em apenas 18-24 meses. Nesse nível, a Alemanha pode estar bombeando gás até o próximo século. Isso reduziria as importações em cerca de US$ 15 bilhões por ano. E isso não é um conto de fadas.»

Excerto de Germans have been living in a dream

5 comentários:

Anónimo disse...

O dr Putin agora carrega os pecados do mundo. Valha-nos o Bidé que navega incólume entre os inúmeros escândalos políticos e familiares.
A Alemanha não tem autonomia desde há 80 anos. Foi forçada a apoiar os desmandos da Nato (EUA) e agora, paga a fatura. Contudo, eles não se devem preocupar. A crise "é uma grande oportunidade" para forçar o grande reset.
Os movimentos contra o fracking não são exclusivos da Alemanha e têm apoio de muitos artigos publicados em jornais por vezes aqui citados. As preocupações parecem legítimas, apesar da poluição informativa.

Anónimo disse...

Não é conto de fadas. É conto de empata-fadas.

Abraço

mensagensnanett disse...

Os boys da 'guerra por procuração' (vulgo governo de Kiev):
--> para além de usar milícias neonazis para silenciar aqueles que defendem negociações de paz...
[sim: o patife da UE mandou armas (e dinheiro) para uma 'barriga de aluguer' (vulgo, governo ucraniano) que utilizava milícias neonazis para silenciar opositores: nomeadamente aqueles que defendiam negociações de paz]
--> também bombardeia os seus próprios soldados: eliminação de testemunhas de crimes de guerra cometidos por Kiev.
.
.
.
P.S.
O planeta não é parvo!
-> É POR ISSO QUE AS SANSÕES À RUSSIA ESTÃO A FALHAR: o planeta sabe que a 'guerra por procuração' foi planeada!
Sim:
- A PATIFARIA OCIDENTAL VIU NA RUSSIA UMA OPORTUNIDADE DE SAQUE (um território inenso com apenas 140 milhões de habitantes): armas da NATO para a Ucrânia e sansões económicas à Russia: a Russia seria conduzida ao tempo de Ieltsin - um caos.
.
A patifaria Ocidental possui um largo historial de roubo/saque de riquezas: América do Norte, América do Sul, Austrália, etc.
Mais:
- inúmeros focos de tensão (Iraque, Líbia, etc) fabricados pela patifaria Ocidental XX-XXI... culminaram exactamente, inevitavelmente, fatalmente, no mesmo resultado: no caos... a exploração de riquezas passou a ficar na posse de multinacionais Ocidentais.
.
Mais um foco de tensão na forja:
- um foco de tensão criado pelos gurus da NATO em conluio com os mercenários de Zelensky: a ameaça de, via Ucrânia, estrangular a economia russa, leia-se: cortar o acesso da Russia ao oceano Atlântico.
[nota: depressa inventaram um pretexto para bloquear o transporte doméstico de mercadorias Russia <-> Kaliningrado]
.
.
Gurus da NATO proclamam:
- «vão ser colocados 300 mil militares de intervenção rápida na fronteira da Russia.. e a Russia que não tente competir connosco em termos de armas nucleares»
.
Pois, todavia, no entanto, Putin, com coragem, vai enfrentando a patifaria Ocidental, e já disse: "a marinha russa vai ser reforçada no sentido de garantir a segurança dos navios de transporte de mercadorias russos".

Anónimo disse...

A ideia é afastar o dr Putin do governo russo, a todo o custo. Metem um fantoche como o corrupto Zelensky e têm as portas abertas para deitar a mão às inesgotáveis matérias primas do território russo.
Com a China vão-se dar mal. Enviaram uma velha corrupta e senil para que os chineses lhe fizessem o funeral. A China pode não ter o arsenal nuclear da Rússia, mas é extremamente inteligente e paciente na sua política externa.
O exército de trans, homos e demais 99 géneros não vai convencer a China a abandonar a Formosa, Os chineses nunca vão aceitar uma base inimiga encostada ao seu território.
O governo do usurpador Bidé está a incendiar o mundo e a promover a conflitualidade social dentro de portas.
Tudo leva a crer que a fraude eleitoral foi feita com o intuito de promover a agenda dos neocons.

Anónimo disse...

A Siemens oferece um engº residente para cuidar das turbinas, caso a Gazprom mantenha o abastecimento pelo Nord Stream 1, aos países que participam na farsa americana de boicote à Rússia.
A Gazprom mandou-os às urtigas. Ahaha!
A Europa tornou-se uma coisa patética.