Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/02/2022

Comentário ao comentário sobre o homem do gás que bateu na minha prima

A minha curta ironia sobre a pusilanimidade europeia na resposta à invasão da Ucrânia «O homem do gás está a bater na minha prima e eu reagi com firmeza e disse-lhe que não lhe compro mais bilhas» deu pretexto a este comentário doutrinário, longo de uma página A4, expressando o que me pareceu uma apreciação do que eu chamo autocracia putinesca e uma visceral rejeição do que o comentador chamou «Ocidente (XX-XXI)»

Pois bem, as minhas preferências inversas têm um fundamento muito simples: enquanto no «Ocidente (XX-XXI)» o comentador expressa pública e livremente e sem consequências a apreciação pela autocracia putinesca e a rejeição do «Ocidente (XX-XXI)», se eu fosse súbdito de Vladimir Putin e expressasse publicamente a rejeição visceral da autocracia putinesca e a apreciação pelo «Ocidente (XX-XXI)» na melhor hipótese seria perseguido, na hipótese intermédia mais provável seria preso e na pior hipótese seria assassinado a mando da clique Siloviki.

3 comentários:

Carlos Conde disse...

Estimado Pertinente
Parece não ter ainda ouvido o que se passa com a censura nos facebooks, twiters e companhia.
Quanto às CNNs que por aí há, tem assistido aos programas?

É essa a liberdade de expressão que advoga?

Bilder disse...

"Diplomacia sem força(militar)faz com que sejamos(europeus)apenas papagaios." disse o General Pinto Ramalho na TSF sobre a ameaça russa

Pertinente disse...

Estimado Carlos Conde, permita que lhe responda com as palavras de Alberto Gonçalves (https://observador.pt/opiniao/falta-um-cordao-sanitario-em-redor-de-pcp-e-be/):

«Isto não significa que as nossas democracias não tenham defeitos. Têm imensos, nalguns casos a ponto de já nem se parecerem muito com democracias. A diferença é que um democrata gostaria de democracias melhores, mais sólidas, mais abertas, mais justas. E os comunistas do PCP e do BE querem acabar com elas.»