Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/02/2022

O amadorismo e a displicência do Dr. Rio só podia ser esmagado pelo profissionalismo e a diligência do Dr. Costa

Para quem tenha ficado com dúvidas sobre o grau de preparação e da diligência do Dr. Rio e da gente de quem se rodeou para as eleições legislativas, recomendo a leitura da peça «Como funcionam as pessoas que influenciam Costa na sombra» de Vítor Matos que sendo sobre a campanha do Dr. Costa serve de contraste para a campanha do PSD, uma vez ou outra citada na peça.

Há um mundo a separar o amadorismo do Dr. Rio e da sua equipa e a displicência com que conduziram a campanha e o profissionalismo e empenho da equipa do Dr. Costa. É possível que mesmo com uma campanha profissional como a do PS, o PSD tivesse perdido, por razões de estratégia, de ideias ou da falta delas, de políticas e da própria personalidade e liderança do Dr. Rio, um político local com um grande ego e ideias pequenas. Sobre isso haveria pouco a fazer. Falhar na intendência não tem desculpa. 

2 comentários:

Camisa disse...

É muito giro estar a fazer prognósticos no fim do jogo mas a opinião unânime dos comentadores era que a campanha do PS tinha sido um desastre, o LPM já estava velho, uma estratégia completamente errática em que começou por pedir a maioria absoluta, depois afinal já falava com todos, um autêntico cata vento.

Isto claro porque as sondagens davam um mano a mano entre PS e PSD tendo este mesmo surgido à frente em uma ou 2 ocasiões.

Chega-se às eleições, o PS tem maioria absoluta e o LPM já é um génio, a campanha foi muito profissional etc.

Agora podemos também concluir que os tais focus groups e sondagens de apoio à estratégia da campanha foram precisamente o que permitiu ao PS inverter uma estratégia inicialmente desajustada e corrigi-la colocando-a numa trajetória que fosse ao encontro da maioria dos eleitores.

Já o Rui Rio passeou alegremente a mesma cantilena de sempre, do homem sério, de boas contas, de centro esquerda e chegou mesmo a acreditar que tinha uma hipótese, nada mais longe da verdade.

Anyway, só para dizer que durante a campanha a estratégia do PS chegou a ser ridicularizada pela maioria dos comentadores de direita (Camilo Lourenço, José Manuel Fernandes, etc. etc.), e agora afinal concluímos todos que foi muito profissional

Bilder disse...

Amadorismos à parte convém apontar aqui algo pertinente,segundo um daqueles estudos pós eleitorais(na verdade já se suspeitava sem o tal estudo né)as mulheres e os velhos votaram em massa no ps/costa.ah ah,abaixo o fassismo pá,viva a corrupção e a incompetência/cabalhice pá.