Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/02/2022

CASE STUDY: Democracias defeituosas (4) - A democracia social-costista foi despromovida, outra vez

Segundo o índice da Economist Intelligence Unit, o Dr. Costa colocou a democracia portuguesa outra vez um poucochinho mais defeituosa do que o ano passado mantendo-a na categoria de "democracia defeituosa" (*), caindo dois lugares por ter baixado outra vez o índice global de 7,90 para 7,82 (em 2020), o sétimo mais baixo da Europa Ocidental, em resultado principalmente de um fraco score do funcionamento do governo (desceu de 7,50 para 7,14) e da participação política cujo score, apesar de ter melhorado, é o quinto mais baixo da Europa Ocidental..


Com se vê no diagrama seguinte, o índice de democracia português tem mostrado uma tendência para se deteriorar.


Deterioração que se tem verificado em muitos outros países e que a pandemia veio acentuar com o seu cortejo de medidas de limitação das liberdades.

Economist

(*) «Democracias com falhas (Flawed democracies): estes países também têm eleições livres e justas e, mesmo que existam problemas (como a violação da liberdade de imprensa), as liberdades civis básicas são respeitadas. Contudo, existem fraquezas significativas noutros aspectos da democracia, incluindo problemas de governação, cultura política subdesenvolvida e baixos níveis de participação política.»

Sem comentários: