Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/02/2022

Encalhados numa ruga do contínuo espaço-tempo (96) - Os delírios do Sr. Sousa sobre as exigências do "grande capital" e as sucumbências do Dr. Costa

Numa sessão de agitprop na Escola Carolina Michaelis, no Porto, o Sr. Jerónimo de Sousa, ainda a lamber as feridas da perda de 28% dos eleitores e de metade dos deputados, atirou-se ao PS, com quem coabitou durante quase seis anos, quatro dos quais em concubinato com papel passado, e disse coisas como esta

«A chantagem que o PS fez antes para não dar resposta aos problemas que a situação do país exige, apesar de dispor de recursos financeiros e orçamentais, confirma a sua opção de dar satisfação às persistentes exigências do grande capital que reclamavam a rutura com qualquer solução de convergência com o PCP e a CDU. Com a maioria absoluta que obteve, o PS fica agora com mais condições para cumprir esse papel.»

Prisioneiro de uma visão recuperada do caixote do lixo da história, agitando a bandeira da luta contra o «capital monopolista» do Dr. Cunhal, rebaptizado de «grande capital», o Sr. Sousa imagina que temos tal coisa num Portugal dos Pequeninos cujos monopólios mais notórios foram os estatais deixados pelo PREC. Um país cronicamente descapitalizado, onde ele imagina que um punhado de grupos de dimensão modesta à escala internacional têm o poder de levar um Dr. Costa a satisfazer as suas persistentes exigências.

Persistentes exigências? Quais exigências? A redução de uma das maiores cargas fiscais da UE, sempre crescente para sustentar um Estado parasitário e ineficiente? O alívio da presença sufocante desse mesmo Estado que o PS e o Dr. Costa em particular não se tem cansado de reforçar?

A quem fariam os grandes capitalistas as suas exigências? A um Dr. Costa cujas prioridades são a ocupação com um zelo bolchevique do aparelho de estado com os seus apparatchiks e a extracção do máximo de dinheiro de Bruxelas? Sr. Sousa, tenha piedade de nós e peça a sua aposentação ao Comité Central?

2 comentários:

Anónimo disse...

O sr Jerónimo e apaniguados, bem como o Bloco de Esterco, são gente de casa da Comunicação Social. A narrativa dos comunistas é uma fábula que já não engana ninguém. Seria fácil acabar com esta gente. Mas, os jornaleirismo faz questão de alimentar esta vigarice.
Noutro plano, parece que apareceram provas de que o DNC mandou espiar o candidato Trump e também o presidente Trump. Pior que o Watergate. Mas, claro que ninguém vai falar disto. À Trumpologia, seguiu-se a Bidenofilia.

Anónimo disse...

A Carolina Micaela deve cantar aos domingos à tarde na TV.
A escola tem o nome de Carolina Michaelis.