Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/02/2022

Não é a monarquia que faz funcionar bem as instituições da democracia. São as instituições democráticas que fazem funcionar a monarquia

«É fácil perceber que a monarquia constitucional é, inclusive em termos de estética política (tantas vezes ignorada entre nós), o sistema que melhor se adequa a todos os países europeus, com excepção da Suíça.» (Duarte Calvão no Corta-Fitas)

Existem na Europa onze monarquias: Bélgica, Dinamarca, Espanha, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Reino Unido, Suécia,  incluindo principados como Andorra, Liechtenstein e Mónaco. Sendo certo que em todos estes Estados existem democracias avançadas, os restantes Estados europeus são quase todos igualmente democracias avançadas. Por outro lado, a maioria das restantes monarquias não europeias, com excepção das monarquias da Commonwealth, são democracias defeituosas ou não são de todo democracias.

Não me parece que a monarquia, mesmo a monarquia constitucional, seja um sistema mais compatível com a democracia, ou que a favoreça, do que a república. Desde logo pelo facto de o monarca resultar de uma lotaria genética e não ser escolhido pelos eleitores. Se há alguma relação causal, a meu ver é a inversa: uma democracia avançada favorece ou pelo menos tolera a existência de um monarca sem poderes efectivos como símbolo da identidade nacional, símbolo que, em certos casos, como a Bélgica e o Reino Unido, é quase o único.

1 comentário:

Anónimo disse...

Patrões,
Se bem que sendo, sem duvidamente, geronte por vezes gosto de me repetir:
Como costuma ser a vossa marca, uma boa explicação.

Abraço