Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/12/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (41)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

Plantando pelo país presidentes de Juntas de Freguesia

Portugal pode ter sido o quarto país da OCDE onde os preços da habitação mais aumentaram desde 2013 e pode ter um quarto das empresas em falência técnica com o passivo maior do que o activo. Pois pode, mas que importância é que isso tem quando se pretende aumentar mais de uma centena de freguesias?

E será isso que acontecerá se o parlamento aprovar a proposta de Lei 68/XIV/2 apresentada pelo governo do Dr. Costa em Janeiro de 2021 que define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias da qual resultará poderem ser criadas freguesias com um mínimo de 900 eleitores e no interior (que inclui mais de 200 freguesias) com um mínimo de 300 eleitores, num universo de 3.091 freguesias existentes em que três quartos têm menos de mil residentes e a média desta últimas é cerca de 445 (ver os três posts que se publicaram nessa altura)

As duas faces do centralismo

Enquanto se plantam presidentes de Juntas pelo país a plantação de graduados está concentrada em Lisboa, ou, mais rigorosamente, a plantação dos graduados que não emigram para outras paragens.

mais liberdade

O desastre da “internacionalização” da Santa Casa da Misericórdia foi apenas a internacionalização do desastre

Dediquei várias crónicas ao desastre da “internacionalização” da Santa Casa da Misericórdia no Brasil de que resultaram perdas estimadas em 20 milhões, enquanto o número de apparatchiks aumentava de cinco mil. O desastre do Brasil é internacionalização do desastre no Portugal dos Pequeninos de que se ficou a conhecer mais o episódio da compra por 32 milhões há 16 anos, por uma gestão nomeada pelo governo socialista do Eng. Sócrates, de um bloco de três edifícios na Avenida José Malhoa que nunca foram usados e que agora estão a ser leiloados.

¿Por qué no te callas?

O Dr. Centeno não perde uma oportunidade para recordar ao mundo a sua existência e desta vez resolveu alertar para que, segundo ele, da execução do OE 2025 resultará um défice e não o superavit previsto pelo governo, alerta que o Dr. Pedro Nuno distraidamente tomou muito a sério sem se lembrar que ele próprio deu um vigoroso contributo para o putativo défice ao aprovar o aumento das pensões e a extinção de portagens.

Tutti frutti, oh rootie. Para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros cumpra-se a lei (continuação)

O processo da Operação Tutti-Frutti em que o Dr. Medina & 60 outros arguidos estão a ser investigados desde 2016 pela cedência gratuita de um terreno e de um donativo de 200 mil euros para a construção de um campo da associação de Amigos do Rugby já atingiu a bonita dimensão de 700 volumes ao ritmo de mais de 100 volumes por ano. Bendita Pátria que tais arguidos e tais  investigadores tendes.

Take Another Plan. Contribuintes botem lá mais 10% em cima do subsídio de 3,2 mil milhões

Durante a pandemia com os aviões em terra, a TAP "dispensou" uns 2 mil a tripulantes de cabina com contrato a prazo a quem agora o STJ lhes deu razão obrigando a TAP a readmiti-los e pagar-lhes retroactivos que podem chegar a 300 milhões. É uma ironia do destino que um governo socialista e uma administração por si nomeada tenha "violado" os direitos dos trabalhadores.

O Dr. Costa e a sua “obra feita”

Em 2021 o governo do Dr. Costa aprovou uma pomposa Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE) para reabilitar 100% do parque de edifícios existentes em 2018 até 2050 e 49% até 2030. Três anos depois o governo cessante tinha renovado 3,9% dos edifícios. Ao ritmo alucinante de 1,3% por ano o ELPRE estará concluído um pouco antes do final do século.

O Centro Cultural de Belém como lugar geométrico do clientelismo socialista

A ministra da Cóltura (ministério que se deveria chamar MAF - Mecenato dos Artistas Falhados) exonerou a presidente do Centro Cultural de Belém por causa «dos compadrios, os lobbies, as cunhas que levaram, de resto, à constituição da atual equipa do CCB», cunhas que começaram pela do Dr. Costa em relação à presidente e continuaram com as cunhas dela própria (ver aqui um curto resumo).

Será falta de memória ou de vergonha?

Reagindo a uma «operação especial de prevenção criminal» no Martim Moniz que o primeiro-ministro, pondo-se a jeito, classificou como «muito importante» para criar «visibilidade e proximidade», o Dr. Pedro Nuno teve «dúvidas da legalidade» e declarou-se «triste» e «revoltado». E com o Dr. Pedro Nuno as câmaras de eco empertigaram-se no parlamento e nas redacções amigas, todos eles esquecidos da «Megaoperação da PSP»de há dois anos com 200 “bófias”, estava o Dr. Pedro Nuno prantado no governo e as câmaras de eco prantadas no parlamento e nas redacções amigas, Megaoperação que não determinou em nenhum deles qualquer estado de alma, como aqui lembra Helena Matos.


23/12/2024

Crónica de um Governo de Passagem (32)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
Tanto barulho? Para quê?

Com algum aparato, a PSP desenvolveu uma operação a que chamou, talvez inspirada pelo Sr. Vladimiro Putin, «operação especial de prevenção criminal» no Martim Moniz em que foram abordadas umas dezenas de pessoas, na maioria imigrantes, e detidas duas e apreendida 1 (uma) arma branca. A coisa até poderia ter passado despercebida não fora o Dr. Montenegro ter aproveitado para tentar facturar junto do eleitorado do Chega considerando a operação «muito importante» para criar «visibilidade e proximidade». E aí caiu o Carmo e a Trindade com a tropa socialista dentro e fora das redacções a falar em «encostados à parede» e a evocar fascismos e nazismos.

Choque da realidade com a Boa Nova

Umas semanas depois de ter anunciado que só havia 2 mil alunos sem aulas, o ministro da Educação reconheceu que as contas estavam erradas e reconheceu agora que ainda «vamos ter milhares sem aulas por muito tempo».

Qual é o custo do NAL e quem o vai pagar? Os segredos mais bem guardados no Portugal dos Pequeninos

Quanto ao montante do custo as opiniões dividem-se e a coisa pode variar num intervalo com amplitude mínima de 3 ou 4 mil milhões de euros. Quanto a quem paga, as opiniões também se dividem. O governo garante que os contribuintes não pagarão nada ou pagarão alguma coisa. Quanto ao como também há dúvidas, pode ser através do Orçamento do Estado e pode ser ou não directamente.

Já os Super Tucanos da Embraer sabe-se quanto vão custar. Só não se sabe para que servirão

Os Super Tucanos são uma espécie de A-10 Thunderbolt da USAF para pobrezinhos que a USAF usa para treino. A FA portuguesa comprou uma dúzia por 200 milhões que, oremos, deverão saber onde os vão usar.

22/12/2024

ESTÓRIA E MORAL: Os esquerdistas revolucionários e a família

Estória


Daniel Ortega, o líder da Frente Sandinista que derrubou em 1979 o ditador Anastasio Somoza, foi o "coordenador" da Junta de Gobierno de Reconstrucción Nacional, inspirada no marxismo-leninismo de Fidel Castro, que substituiu durante seis anos o governo Somoza, foi eleito presidente em 1985 em eleições consideradas livres e introduziu reformas de acordo com o catecismo da esquerda latino-americana (nacionalizações e reforma agrária), teve de enfrentar um embargo comercial dos EUA e a revolta dos "Contras". Ortega perdeu três eleições em 1990, 1996 e 2001 e ganhou as de 2006 e todas as seguintes mandando prender os seus potenciais rivais e tornando-se cada vez mais antidemocrático e repressivo.

Com vista a eternizar-se no poder e assegurar a sucessão pela família Ortega, foi aprovada em Novembro uma revisão de Constituição que tornou os tribunais e a assembleia legislativa órgãos do Estado controlados pelo presidente, que passa a poder punir os mídia por "notícias falsas", oficializou a "polícia voluntária" - a guarda pretoriana do regime, criou o cargo de "copresidente" atribuído à actual vice-presidente e sua esposa Rosario Murillo que é vista como inspiradora da repressão feroz dos últimos anos e que lhe sucederá. Os filhos de ambos foram nomeados para cargos importantes.

Moral

Os esquerdistas revolucionários têm o culto do Estado e são contra a família, excepto a sua própria família.

21/12/2024

As consequências do desastre da "operação especial" de Putin na Síria

Uma espécie de continuação de A indiferença da Rússia de Putin aos desastres militares é ainda maior do que a da URSS do PCUS  e O desastre da "operação especial" do Czar Putin na Ucrânia.

«Syria was a symbol of Russia’s desire to return to superpower status, a perch in the Middle East that even Putin’s Soviet predecessors never achieved. It’s hard to overestimate the value of such a position—close to the West’s energy resources and important waterways—to any Russian government, past or present. In 1973, the Soviets tried to jump into the region when they invited the United States to join them in putting Soviet and American troops between Israel and Egypt during the Yom Kippur War. The White House rejected the proposal, and the Kremlin then said that it would go in with or without the United States. The Nixon administration’s response was to order U.S. forces to raise their global nuclear-alert status. The Soviets got the message.

Some 40 years later, Russian jets were streaking over Middle Eastern skies so regularly that U.S. and Russian military commanders had to keep a line open between them to deconflict their operations.

As Russia’s geopolitical position in Syria has collapsed, Putin’s prestige and credibility have taken a serious hit. Putin has long prided himself on being an ally who never cuts and runs. As my friend Nick Gvosdev, a veteran Russia-watcher who serves as the director of the national-security program at the Foreign Policy Research Institute, told me today: “In the Middle East, Putin has often contrasted the fecklessness of American presidents with his steadfast support to those he views as Russia’s loyal partners. He has marketed this consistency as a selling point as to why he is a better mediator for regional disputes.”

Putin, however, helped seal Assad’s fate when Russia invaded Ukraine, dividing Russian attention and capabilities so badly that when HTS and other rebels launched their offensives, Moscow was unable to offer much help. Now the world has seen Assad chased from his own palace while Putin did nothing, a spectacle that casts doubt both on Putin’s power and on the value of his word.

Putin is also in other jams of his own making. The Russian economy is suffering from sanctions and from the costs of his military adventure in Ukraine. On the ground in Ukraine, his troops are advancing slowly through a meat grinder in a war that was supposed to be over in a week. North Koreans are fighting alongside Russians, and a senior Russian military officer was blown up in the streets of Moscow. The sprawling Russian Federation now looks like a banana republic that needs assistance from Pyongyang’s hermit kingdom and can’t even keep one of its own generals safe in the national capital.»

Tom Nichols, The Atlantic Daily 
_________________

O abandono por Putin de Bashar al-Assad, que ainda há pouco tempo parecia inamovível, depois de uma intervenção militar que durou quase uma década na guerra civil que fez muitas centenas de milhares de mortes, parte delas resultantes de armas químicas, foi uma grande derrota para os propósitos imperiais do regime putinesco e mostrou que no final ele é um aliado tão ou mais inconfiável dos que os presidentes americanos a quem ele acusou de o serem.

[Ver na série de posts "Denazification and demilitarization according to Tsar Vlad's Grozny model alguns exemplos, incluindo Allepo na Síria, das "operações especiais" de Putin] 

20/12/2024

BRICS-à-brac

Visual Capitalist

Seja porque a parte europeia do chamado "Ocidente" tem vergonha de existir, um complexo de culpa instilado desde sempre pela esquerda amante das ditaduras, seja porque do lado dos BRICS, por razões diferentes que vão desde a necessidade crescente de afirmação como grande potência da China até à tentativa do Império Russo de esconder o declínio, o certo é que se foi criando a ideia completamente sem fundamento da importância relativa dos dois blocos.


Um pormenor anedótico é a antevisão do ano em que o PIB da China ultrapassará o dos EUA que vem sendo revisto e adiado por razões que vão desde o acentuado e acelerado declínio demográfico da China até aos limites para o crescimento que se começaram a tornar evidentes na China após a pandemia [ver também o post Novo Império do Meio, um gigante com pés de barro (6)].

19/12/2024

Dúvidas (344) - O que podemos esperar das reacções ao acordo UE-Mercosur?

Há poucos dias a presidente da Comissão Europeia anunciou entusiasticamente a conclusão, depois de 25 anos de negociações, do Acordo de Parceria UE-Mercosur como «o mais abrangente de sempre no que respeita à proteção de produtos alimentares e bebidas da EU: mais de 350 produtos da UE estão protegidos por uma indicação geográfica. Além disso, as normas sanitárias e alimentares europeias continuam a ser intocáveis. Os exportadores do Mercosul terão de respeitar rigorosamente estas normas para aceder ao mercado da UE. Esta é a realidade de um acordo que permitirá às empresas da UE poupar 4 mil milhões de euros em direitos de exportação por ano.»  Palavras cuidadosamente estudadas para salientar umas consequências e omitir outras. 

Que este acordo seja um passo certo no caminho certo para aprofundar o comércio internacional no interesse dos países signatários é objectivamente pouco questionável, pelo menos desde Adam Smith, por muito que dentro de alguns países europeus os respectivos agricultores o vejam como uma ameaça que do ponto de vista dessas classes é também inquestionável. Como reagirão essas classes a este acordo?

O texto seguinte que foi escrito em Fevereiro, muito antes do anúncio da conclusão do acordo, prenunciava já realisticamente as prováveis reacções.  

«Em toda a Europa, uma revolta dos camponeses está se formando. Da Bélgica à Alemanha, Holanda, Polônia, Roménia e Espanha, os agricultores estão em pé de guerra. Um sector acostumado a privilégios exorbitantes - afinal, cerca de um terço do orçamento da UE vai para subsídios à política agrícola comum - os viu escapar. É, em muitos aspectos, uma história familiar, de uma casta privilegiada sentindo seu status em declínio. Pois o que é a Europa senão uma tentativa de manter as coisas como eram antes em um mundo em mudança? (....)

18/12/2024

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (68) - O Sr. Trump não escapa ao talento de um luso-descendente e os mídia lusitanos não escapam ao apelo patriótico

Outros portugueses no topo do mundo

O currículo do Sr. Devin Nunes, membro republicano da Câmara dos Representantes até 2021, actualmente CEO da Truth Social, um twitter privado e megafone do POTUS eleito Sr. Trump, seria normalmente suficiente para que o luso-jornalismo de causas envilecesse ou no mínimo ignorasse a nomeação do Sr. Nunes como presidente do Intelligence Advisory Board, um órgão que supervisiona a conformidade do serviços secretos com a constituição americana. 

Na verdade o que se passou foi justamente o contrário. Apesar do progressista Los Angeles Times ter descrito em 2021 o Sr. Nunes como «um dos mais fervorosos e bizarros defensores de Trump no Congresso (... que ...) repetiu as teorias da conspiração do presidente» e usou a sua posição «para tentar minar [a] investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016», isso não impediu os mídia do Portugal dos Pequeninos de saudarem com incontido orgulho a nomeação do Sr. Nunes. Um exemplo da TVI: «Trump escolhe luso descendente para presidir ao Conselho Consultivo dos Serviços Secretos da Casa Branca».

Em conclusão, o apelo patriótico, como o que o Sr. Carlos Tavares já tinha escutado com outro propósito, também falou mais alto ao jornalismo doméstico do que a ideologia e os três-quartos de lusitanidade do Sr. Nunes foram suficientes para as redacções progressistas se renderem a um luso-descendente reaccionário.

17/12/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (40)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.


Para o Dr. João Costa, o último ministro da Educação do governo socialista que governou o país nos últimos oito anos, os maus resultados (comentados no post «As gerações "mais educadas de sempre" são das mais incompetentes da OCDE») que o relatório da OCDE mostra e que colocam os adultos portugueses nos penúltimos lugares de literacia e numeracia e no quinto lugar a contar do fim na competência para resolver problemas, são sobretudo culpa do Dr. Crato ministro da Educação de 2011 a 2015.

A insustentável sustentabilidade da Segurança Social

Depois de ter aprovado, em coligação com os restos da geringonça, um aumento extraordinário e permanente de 1,25% das pensões inferiores a 1527,78 euros a partir de 2025, usando o dinheiro dos trabalhadores que contribuem para comprar os votos dos reformados e assim reduzindo a sustentabilidade da SS a longo prazo, o PS ficou tão orgulhoso que mandou colocar um cartaz para extrair dividendos.

O Dr. Centeno que exorta à poupança, mas ele próprio não poupa nos discursos é para «levar muito a sério» diz o Dr. Pedro Nuno (que é para levar pouco a sério)

O Dr. Centeno que sentiu a necessidade (freudiana) de esclarecer que não está a fazer oposição, mas apenas a «aconselhar» o governo a não «transbordar o copo», aconselhamento que o Dr. Pedro Nuno diz que é para «levar muito a sério» porque o Dr. Centeno «sabe do que fala», o que não caso do próprio Dr. Pedro Nuno que fala disso depois de ter aprovado o referido aumento extraordinário das pensões.

O resto é paisagem ou de como o resultado das políticas “descentralizadoras” é a centralização

mais liberdade

Take Another Plan. SATA, uma TAP das Ilhas

Recordemos que a SATA, a companhia regional de aviação dos Açores, assinou em 2016 um contrato de leasing de um avião Airbus A330 que custou até 2023 mais de 40 milhões de euros, com o avião estacionado desde 2019 no aeroporto Sá Carneiro, por custar mais caro mantê-lo a operar. Entretanto a SATA recebeu ajudas de 453 milhões de euros e só em 2023 a comissão de inquérito do parlamento açoriano se deu conta. Descobriu-se agora que a SATA está tecnicamente falida, ninguém parece saber qual o montante exacto do passivo e procura-se um candidato privado para comprar o mono, querendo dizer um benemérito que, como é sabido, fora do Estado sucial é coisa que não existe.

16/12/2024

Crónica de um Governo de Passagem (31)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
«Anda um espectro pela Europa» - o espectro da crise

Os sinais estão aí para quem os queira ver. A indústria automóvel europeia em crise com o inevitável impacto em muitas dezenas de milhares de empresas fornecedoras a montante, a Alemanha à beira de uma recessão, a França sem governo e com uma crise de dívida, os bárbaros às portas, o comércio internacional ameaçado pelos delírios trumpianos, o Portugal dos Pequeninos a viver de um turismo que em poucos meses pode minguar o suficiente para nos colocar de cócoras.

Take Another Plan. O “apelo patriótico”

O Dr. Carlos Tavares que saiu da Stellantis, onde esteve a salvar o fabricante de 15 marcas diferentes de automóveis, depois de ter soprado para praticamente todos os jornais a sua disponibilidade para salvar a TAP, deu uma entrevista ao Expresso, publicada nas duas páginas centrais do caderno de Economia, formalizando a sua disponibilidade.

Depois de resmas de patriotas locais de várias cores porfiarem durante décadas na salvação da "companhia de bandeira" com os resultados conhecidos, só nos faltava uma criatura que vive no estrangeiro desde a escola primária ter sentido um tardio "apelo patriótico".

Faz o que eu digo, não o que faço

Para quem não saiba ou não se lembre, a CReSAP é uma entidade que avalia os candidatos a nomeações para cargos públicos. Criada pelo governo de Passos Coelho foi completamente ignorada pelos governos do Dr. Costa com os resultados que se viram de colocação de gente incompetente ou corrupta ou com ambas as características. O governo do Dr. Montenegro começou por respeitar um chumbo da CreSAP mas à falta de candidatos com mérito reconhecido nomeou para a Direção-Geral das Autarquias Locais um candidato que já tinha previamente nomeado em regime de comissão de serviço usando o mesmo expediente dos governos socialistas.

Não vos preocupeis. É só um grupo de trabalho para os resíduos (continuação)

Recordando, o relatório da proposta do OE2025, referia «um grupo de trabalho com vista a elaborar um relatório para identificação das empresas (pública) consideradas estratégicas, modo ou regime de alienação e estimativa da receita daí decorrente». Sem dar tempo a que pensássemos que este é um governo liberal, o Dr. Sarmento veio esclarecer que afinal só estaria em causa vender umas participações residuais (por exemplo, «menos de 0,0001% do capital»). A semana passada o governo veio exceptuar da análise do grupo de trabalho acabado de nomear a Caixa Geral de Depósitos, o grupo Águas de Portugal, a RTP e a Companhia das Lezírias. O resíduo do chamado sector empresarial do Estado que sobra com alguma viabilidade para privatização é, com toda a evidência, um conjunto vazio.

Boa Nova

Foram licenciados 28.004 fogos até Outubro, um aumento de 0,7% em comparação com o período homólogo, o maior valor desde 2008.

Choque da realidade com a Boa Nova

A má notícia é que a maioria dos fogos licenciados são apartamentos T3 vocacionados para famílias numerosas, famílias que, como é sabido, nas últimas décadas são pouco numerosas.

Por essa e outras razões, os preços das casas aumentaram 26% nos meses de Setembro a Novembro em relação ao final do ano passado. Entre as outras razões estará certamente o aumento da procura resultante do crédito à habitação cujos montantes cresceram 36% até Outubro.

15/12/2024

Mitos (346) - Da produção de graduados não nasce o desenvolvimento (3)

Continuação dos posts Da produção de graduados não nasce o desenvolvimento (1) e (2).

Já depois de ter escrito o post As gerações "mais educadas de sempre" são das mais incompetentes da OCDE, lembrei de ter lido recentemente o artigo «Is India’s education system the root of its problems?» onde se compara o relativo sucesso das políticas educacionais da China com o relativo insucesso das políticas educacionais da Índia diferença que, entre outras causas, explica como partindo ambos os países em 1970 com um PIB per capita praticamente igual chegaram à actualidade com a China a ter um valor cinco vezes maior.

No início do século em ambos os países menos de 10% das crianças frequentavam a escola, a diferença é que a China a partir dos anos 50 deu prioridade a aumentar a escolaridade primária e secundária enquanto a Índia deu prioridade a criar universidades de nível elevado em vez de expandir o ensino primário. No início dos anos 80, mais de 90% das crianças chinesas frequentavam uma escola primária e menos de 2% frequentavam a universidade, contra 70% e 8% na Índia, respectivamente,

No final da década de 80 os níveis de iliteracia eram de 22% na China e de 60% na Índia e, no que respeita à universidade, a China tinha uma clara maioria de graduados em engenharia e tecnologia e a Índia em ciências sociais. Os resultados foram duas mãos-de-obra completamente diferentes: a chinesa preparada para uma migração da agricultura para a indústria progressivamente mais avançada e a indiana para os serviços e a burocracia.

Para nossa infelicidade, as políticas educacionais do Portugal dos Pequeninos estão mais próximas da indianas do que da chinesas, não pelos problemas de baixa escolaridade primária e secundária mas pela falta de qualidade do ensino nestes níveis. Tal como em Portugal, onde uma parte significativa dos graduados nas áreas de ciência e tecnologia têm de emigrar para ter emprego decente, na Índia dos 1,5 milhões estudantes de engenharia que se formarão este ano estima-se que apenas 10% consigam emprego no ano seguinte.

14/12/2024

Quatro anos depois cai por terra uma das fabricações conspiratórias do clã trumpista

Em 2022, Dinesh D'Souza, um comentador de extrema-direita, teórico de conspirações, autor e realizador de filmes, a quem Donald Trump perdoou por crimes de financiamento de campanha, divulgou o filme “2,000 Mules” (um grande sucesso com um milhão de espectadores na primeira quinzena) que combinava dados de smartphones com imagens de vigilância compiladas pelo grupo texano "True the Vote", para sugerir conspirações de esquerdistas que teriam pago a "mulas" para depositar votos em urnas de swing states. Como seria de esperar Donald Trump veio logo garantir que se tratava de uma «prova irrefutável».

Dois anos e meio depois, D'Souza pediu desculpa ao cidadão que foi filmado supostamente a depositar ilegalmente votos e no princípio de Dezembro confessou que tinha ficado a saber que o vídeo fora fabricado e assim desacreditando a alegação principal do filme, e responsabilizando o "True the Vote" por enganá-lo, o qual respondeu que «não tinha controle editorial» sobre se os clipes eram «usados para efeito dramático». 

13/12/2024

Mitos (345) - As gerações "mais educadas de sempre" são das mais incompetentes da OCDE. Um atestado de fracasso do ensino facilitista e endoutrinador

A OCDE publicou há dias o seu Survey of Adult Skills – Reader's Companion que revela um panorama desastroso das competências dos adultos portugueses (16-65 anos) nas três áreas consideradas: literacia, numeracia e capacidade de resolver problemas. Os três diagramas seguintes mostram a pontuação nas três áreas e apresentam os adultos portugueses no penúltimo lugar dos 38 países da OCDE nas duas primeiras competências e no quinto lugar a contar do último na terceira competência.


Uma vez que uma grande parte da amostra de inquiridos não frequentou ou frequentou apenas um pequeno número de anos no sistema de ensino não universitário do Estado Novo, desta vez não se pode culpar, como é costume, o fascismo por este enorme falhanço.

Estranhamente, os resultados do relatório foram amplamente citados pelos mídia portugueses e até os títulos reflectem uma apreciação muito negativa. Vejam-se como exemplo os seguintes:

  • 40% dos adultos em Portugal só compreende textos simples e matemática básica, indica OCDE (Negócios)
  • Adultos portugueses são dos que têm menos competências na OCDE (Diário de Notícias)
  • Quase metade dos portugueses entende apenas frases curtas e faz cálculos básicos. Na comparação internacional, país atrás da média da OCDE (Observador)
  • Em Portugal 40% dos adultos só compreendem textos simples e matemática básica (Público)
  • Adultos portugueses são dos que têm mais baixa capacidade de compreender textos e números (Expresso)

Suspeito que a explicação para esta exposição do fracasso escolar do sistema "democrático" de ensino  está menos na abertura, integridade ou independência inabituais nos mídia do regime e mais por não terem pensado no assunto e não terem concluído que esse fracasso se deve em grande parte ao facilitismo e à transformação das escolas em locais de endoutrinação e inculcação do áctivismo, transformação que a maioria dos jornalistas de causas que povoam as redacções se têm empenhado a promover.

12/12/2024

Vivemos num estado policial? (23) - Num Portugal dos Pequeninos que é um "estado policial", o Dr. Moedas preside a uma cidade ainda mais policial

Outros casos de polícia.

O Dr. Moedas, presidente da câmara alfacinha, queixou-se que «em 2010 tínhamos oito mil polícias, hoje, em 2024, são 6.700 em Lisboa. Isto não pode funcionar porque a cidade de 2010 não é a cidade de 2024», acrescenta só ter 400 polícias municipais e a PSP não lhe dar mais. O Dr. Moedas queixa-se, pois, com 7.100 polícias. 

Eurostat

Os dados do gráfico acima tem dois anos e naturalmente estão desactualizados, o que neste domínio significa que dois anos depois há certamente mais polícias e muito provavelmente o nosso Portugal dos Pequeninos está ainda mais próximo do topo da Óropa. Ainda assim, temos que concluir que o Dr. Moedas está a queixar-se de barriga cheia porque com 7.100 polícias tem quase 1.300 polícias por 100 mil habitantes ou seja quase três vezes mais do que o país e quase 3,5 vezes mais do que a paisagem, como costumam os alfacinhas chamar ao resto do país.

11/12/2024

CASE STUDY: Um exemplo de pseudociência ao serviço do áctivismo anti-rácista

É um facto há muito conhecido que nos EUA a mortalidade infantil (bebés com menos de um ano) dos bebés negros é dupla dos brancos. Em 2020 um estudo publicado nos Proceedings of the National Academy of Sciences, concluiu que quando os bebés negros eram assistidos por médicos negros a mortalidade infantil diminuía para metade, uma conclusão muito convenientemente alinhada com o zeitgeist da época, ao ponto da Association of American Medical College se referir ao estudo como prova de «para recém-nascidos negros de alto risco, ter um médico negro é equivalente a um medicamento milagroso».

Em Setembro, um outro estudo (Physician–patient racial concordance and newborn mortality) de George J. Borjas e Robert VerBruggen, igualmente publicado nos Proceedings, analisou os mesmos dados do estudo anterior, identificou erros metodológicos e conclui que o peso demasiado baixo no nascimento tinha uma influência decisiva porque os bebé com menos de 1,5 kg representavam metade da mortalidade infantil e quando se considerava o peso não foi encontrada diferença mensurável entre os partos assistidos por médicos negros ou brancos. Na verdade o que se passou foi que os partos prematuros de bebés com peso insuficiente eram sobretudo assistidos por médicos brancos.

A Economist citou ambos os estudos e comentou estas conclusões sublinhando que o propósito principal que deveria ser a prevenção dos partos prematuros foi ignorado no primeiro estudo, estranhando que a questão do peso dos bebés não tenha sido considerada nem abordada no processo de revisão e sugerindo que os investigadores, as instituições e os mídias têm em certos casos duplicidade de critérios e se preocupem mais com a conformidade ideológica com as teses do áctivismo anti-rácista do que com a ciência. That's it.

10/12/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (40)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.

No Estado sucial não há conflito de interesses. Há interesses em conflito. Ou serão “historietas histriónicas?

Sendo certo que a corrupção não é monopólio do PS (o PS-D também tem currículo), mas por várias razões que certamente incluem a ocupação mais forte e prolongada do aparelho estatal pelo PS, os apparatchiks deste estão com muito maior frequência a ser apanhados com a mão na massa, como (alegadamente) poderá ter sido o caso do deputado socialista a ser investigado pelo leasing da SATA em 2016 de um Airbus A330, que não escapou ao escrutínio impertinente há três anos, que tinha custado até à altura mais de 40 milhões de euros, com o avião estacionado desde 2019 no aeroporto Sá Carneiro, por custar mais caro se estivesse a operar.

Os delírios do Dr. Galamba vão-se desmoronando

À queda da Fusion Fuel SA que pretendia fabricar equipamentos para a produção de hidrogénio verde e está a caminho da insolvência e sem dinheiro para pagar salários, apesar de ter recebido do Estado sucial dezenas de milhões de euros de subsídios, segue-se o afundamento do projecto Aurora de refinação do lítio apesar (ou por causa?) dos 50 milhões lá afundados pela Galp que já desistiu.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?


Era o que faltava com um PIB per capita PPC de menos de 80% da média europeia não estarmos a crescer mais do que a Óropa. O problema é que estamos a crescer menos do que várias das vítimas do colapso do império soviético, e se prevê que assim continuaremos.

O Estado sucial como máquina de extorsão

mais liberdade

O que indiscutivelmente cresce mais do que é a Óropa é a carga fiscal, pela mão dos governos socialistas, seja directamente, seja indirectamente nos anos 2011-2014, para resgatar o Estado que o Eng. Sócrates deixou antes de emigrar para Paris.

«A educação é a nossa paixão»

Expresso







O resultado de oito anos de paixão socialista.

09/12/2024

Crónica de um Governo de Passagem (30)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
O OE2025 é bom no género mau dos orçamentos dos governos socialistas

Apesar de tudo, nas condições em que foi aprovado, o OE2025 não foi o desastre que foram os primeiros orçamentos do governo do Dr. Costa em que as concessões à geringonça tiveram impactos que ainda hoje perduram e explicam uma parte da ineficácia da Estado sucial, nomeadamente a redução do horário de trabalho de 40 para 35 horas, redução que segundo o Dr. Costa e o Dr. Centeno, abençoados pelo Dr. Marcelo, não teria impacto orçamental o que, sendo obviamente mentira, só não teve um impacto desastroso porque foi acomodada pela degradação dos serviços públicos.

Choque da realidade com a Boa Nova

Admiti a semana passada que o governo do Dr. Montenegro teria percebido que para resolver a chamada crise da habitação seria indispensável garantir a disponibilidade de solos para construção e para isso teria de alterar a chamada Lei dos Solos. Acrescento que agora que as alterações introduzidas nesta lei não parecem à altura dos seus desígnios. Desde logo porque a conversão dos solos exige que 70% da área de construção se destinem a habitação pública, arrendamento acessível ou habitação a preço moderado, sendo que este valor moderado é o correspondente à mediana do preço do m2 das vendas do ano anterior. Uma vez mais, tenta-se resolver o problema manipulando o preço, política cujos resultados na habitação são conhecidos pelo menos desde a Lei dos Inquilinatos, promulgada em 1910 pelo governo republicano provisório que Salazar não teve coragem de revogar.

A dívida pública aumentou ou diminui, conforme o que a imprensa quiser

O Jornal Económico titula «Dívida pública cai 2,4 mil milhões para cerca de 270 mil milhões em outubro» e o Público titula «Dívida pública aumenta para 269,8 mil milhões em Outubro». Quem tem razão? Ambos, porque o primeiro compara Outubro com Setembro e o segundo compara com Outubro do ano passado. Temos de acrescentar que a dívida líquida de depósitos, que é no fundo a que mais importa, aumentou de Setembro para Outubro 2,9 mil milhões.

Bombeiros incendiários e greves à sexta-feira

Depois dos polícias, foram os bombeiros que se “chegaram” à frente com petardos e em modalidades e estilos que devem muito às manifs do PCP-CGTP, juntando-se à greve dos funcionários públicos que, como habitualmente, funcionam à sexta-feira como “pontes” entre feriados.

Faz greve, mesmo que não saibas porquê. O governo saberá

Há também uma greve dos maquinistas da CP de protesto contra as declarações do ministro da Presidência que os maquinistas acusam de ter insinuado que há um problema de copos.

08/12/2024

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (67) - "Uma referência a nível mundial na investigação", nada menos do que isso

Outros portugueses no topo do mundo

Num país vulgar a fusão de dois institutos de investigação científica seria apenas uma fusão de dois institutos de investigação científica. No Portugal dos Pequeninos a fusão do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (IMM) não é apenas a fusão desses dois institutos num só (Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular), juntando a tropa toda (600 investigadores de 40 nacionalidades) num único local. No Portugal dos Pequeninos a fusão dos dois institutos distingue-se logo no seu anúncio que num país vulgar seria feito num deles. No Portugal dos Pequeninos o anúncio é feito numa discoteca (Lux).

Num país vulgar os propósitos da fusão seriam banalidades como melhorar a aproveitamento dos recursos, facilitar a partilha de know-how, etc. No Portugal dos Pequeninos a coisa não é feita por menos do que «ser líder mundial com descobertas a cada cinco ou dez anos» e, para que não hajam dúvidas a criatura é baptizada como GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine e, como titula o Público no seu patuá de causas, «faz a festa com 200 milhões de euros já nos cofres».

Duvido que o GIMM algum dia venha a ser um lider mundial porque a concorrência (*), assim de repente, torna a coisa difícil. Duvido ainda que algum dos concorrentes tenha nascido com tão grandiosos auspícios.
____________

(*) Alguns dos concorrentes do GIMM (lista dos TOP BIOMEDICAL LAGS gentilmente preparada pelo ChatGPT):

1. Broad Institute of MIT and Harvard (USA)

  • Researchers: Over 2,000, including faculty, postdoctoral fellows, and technical staff.

2. Francis Crick Institute (UK)

  • Researchers: Approximately 1,500 scientists, including principal investigators, postdocs, and technical staff.

3. Howard Hughes Medical Institute (HHMI) Janelia Research Campus (USA)

  • Researchers: Around 500 researchers and technical staff.

4. RIKEN Center for Biosystems Dynamics Research (Japan)

  • Researchers: Part of the larger RIKEN network, which has around 3,000 researchers overall. The Biosystems Dynamics Research Center specifically hosts approximately 300 researchers.

5. NIH Intramural Research Program (USA)

  • Researchers: Over 6,000 scientists across its various institutes and centers, making it one of the largest biomedical research networks globally.

6. Max Planck Institute for Biophysical Chemistry (Germany)

  • Researchers: Approximately 850 scientists, students, and technical staff.

Other Notable Mentions:

  • Cold Spring Harbor Laboratory (USA): Around 600 scientists and staff.
  • Karolinska Institutet (Sweden): Around 2,000 researchers, though it is part of a larger university system.
  • Weizmann Institute of Science (Israel): Approximately 2,500 researchers, including faculty, postdocs, and PhD students.

07/12/2024

DIÁRIO DE BORDO: Mário Soares, cem anos

19 de junho de 1975, na Fonte Luminosa 

Há vários Soares no Mário (alguns deles muito pouco recomendáveis). O meu favorito é o Soares da Fonte Luminosa.

06/12/2024

Mitos (344) - Diferenças salariais entre homens e mulheres (15) - As diferenças não são pelas razões que o woke inventa e, em qualquer caso, estão a diminuir

Outros mitos sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres

Em retrospectiva: o pay gap atribuído à discriminação de sexos (que o politicamente correcto chama géneros) é um dos «factos alternativos» mais populares nos meios esquerdistas. Não é que não exista um pay gap, aliás existem vários, mas desde pelo menos a II Guerra nenhum deles se funda a discriminação de sexos ou de raças. De resto, com a mesma falta de fundamento, seria mais fácil apontar a discriminação entre bem-nascidos e mal-nascidos de ambos os sexos ou, se preferirem, de todos os 112 géneros disponíveis.

Um dia destes deparei-me com o gráfico seguinte onde se representam as alterações entre os anos 2013 e 2017 das diferenças de salário entre os profissionais dos dois sexos com mestrados e os profissionais com licenciaturas, no Reino Unido em diferentes áreas académicas.

The Economist

Em primeiro lugar, constata-se que nesse período os ganhos dos mestrados em relação às licenciaturas diminuíram nas áreas soft e a aumentaram nas áreas mais técnicas. Em segundo lugar, e mais importante para esta questão "sexual", é que os ganhos das mulheres com o upgrade da licenciatura para mestrado foram em todas as áreas superiores aos dos homens, e no caso das tecnologias muito superiores. Note-se que se estão a comparar os ganhos com a maior qualificação e não os níveis salariais entre homens e mulheres, que certamente continuam ainda a ser superiores no caso dos homens, não por qualquer discriminação, de resto proibida por lei  e inaceitável nas empresas, mas pela razão de os homens ainda desempenharem funções e deterem cargos mais qualificados. Aqui a palavra-chave é ainda, porque estes dados demonstram precisamente que as diferenças se estão a reduzir.

05/12/2024

To end a somewhat pathetic mandate, a totally pathetic decision... (2)

... I told you so...

Politico

No, maybe it won't be the end of the world (9)

Continued from (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7) and (8)

The election of Mr. Trump will have consequences not only for the USA but for several other countries, starting with the European Union, which he had already clearly warned in his previous term regarding Defense and NATO: «No, I would not protect you…in fact, I would encourage [the Russians] to do whatever the hell they want. You got to pay. You got to pay your bills.» Today the consequences for the EU will be even heavier with the Franco-German engine broken politically and economically.

Also in terms of external trade, the EU will bear the consequences of its surplus in trade with the USA, which will be around USD 200 billion, of which around 40% relates to Germany, which will be the hardest hit country.

In addition to the EU, the countries most affected by the tariff increases promised by Mr. Trump will be China, Mexico, Vietnam, Canada and Japan, with surpluses in USD billions of almost 300, more than 150, about 100, about 80 and about 80, respectively. Regarding immigrant remittances, several countries could be affected, especially Mexico, whose emigrants are responsible for more than USD 50 billion in remittances.

In the 1930s, the American government increased the average tariff on imports by six percentage points, initiating protectionist reactions that significantly reduced foreign trade for all countries and prolonged the effects of the 1929 crisis until almost the end of World War II. Imagine the potential effects of the gigantic raises promised by Mr. Trump, which we hope will largely be show off.

Education is one of the areas in which Mr. Trump are contradictory. He promised to dismantle the Department of Education, according to him full of «radicals, zealots, and Marxists» - apart from the usual exaggeration he has a point, and return power to the State. On the other hand, he says he wants to use executive power to force schools to adopt his cultural agenda.  

Strangely, Mr. Trump and Mr. Sanders, a fierce left-wing Democrat, both agree to set a maximum of 10% for interest on credit card payments. They are both wrong because with the rewards generally associated with use, the cards are a vehicle for transferring an estimated value of USD 15 billion from those who do not benefit from the rewards, generally the poorest, to those who use them, generally the wealthiest.

(To be continued)

04/12/2024

Dúvida (343) - Quem sabe faz. E quem não sabe, faz o quê? Ensina? Sim!

Uma espécie de continuação das dúvidas: Como explicar que um país geralmente mal gerido por gestores medíocres ou maus tenha um ensino de gestão de qualidade? e Quem sabe faz. E quem não sabe, faz o quê?

Financial Times

Com 6 em 51 escolas com programas abertos para executivos, o Portugal dos Pequeninos compara bem com França (10) e Reino Unido (8) e fica claramente acima de Países Baixos (4), Espanha (4), Alemanha (3), Itália (3),  Suíça (3), Bélgica (2), Irlanda (2), Noruega (2), Dinamarca (1), Finlândia (1), Suécia (1).

Quando comparamos o sucesso do Portugal dos Pequeninos, onde predomina a gestão medíocre e os gestores do palpite, com a maioria dos outros países com níveis de desenvolvimento superiores ou muito superiores, se não existissem múltiplos outros exemplos, este seria suficiente para demonstrar que Da produção de graduados não nasce o desenvolvimento, desmentindo um dos mitos mais enraizados nas meninges das elites do Portugal dos Pequeninos.

03/12/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (39)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta». Outras Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa.


É o que dá fazer política inspirada na ideologia e no pensamento milagroso

Segundo um relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), o número de estrangeiros não residentes assistidos nos hospitais do SNS ultrapassou os 100 mil o ano passado e este ano atingiu 90 mil até Setembro e pode atingir 120 mil até ao final do ano. Cerca de metade não estavam abrangidos por qualquer protocolo ou seguro de saúde e o presidente do IGAS comenta «é o designado turismo de saúde. Muitas pessoas sabem que o serviço de urgência é uma porta para terem acesso a cuidados de saúde». (fonte)

A Óropa deve ficar preocupada

Não é caso para menos o Dr. António Costa prometeu servir a União Europeia como serviu a sua cidade e o seu país, apresentando como currículo oito anos como presidente da câmara de Lisboa e outros oito como primeiro-ministro. Em caso de dúvida, consultar as seguintes séries de posts:
O Dr. Centeno não poupa o esforço promocional. Lost in translation

Qualquer pretexto serve. O último são as notas velhas que o BdP anunciou pretender poupar à incineração para o que vai lançar um concurso com vista a «incentivar e envolver a sociedade no desenvolvimento de protótipos que permitam reutilizar os resíduos das notas de euro que não cumprem os requisitos de qualidade para se manterem em circulação».

Enquanto isso, o Dr. Centeno responde solenemente à pergunta de um jornalista durante a CNN International Summit sobre a sua putativa candidatura a Belém com «honestamente, nem penso nisso» querendo significar «não penso noutra coisa». Não é caso para menos, nos últimos 30 dias o Google listou umas 300-referências-300 ao Dr. Centeno na imprensa portuguesa.

Separados à nascença

Fundado na convergência do PS e do Chega nas propostas e nas votações do OE2025, o Diário de Notícias titula «Já não há um líder da oposição, há dois». Temos de concordar.

O Estado sucial como empreendedor é o costume

Segundo o relatório do Conselho de Finanças Públicas (CFP) sobre o desempenho do sector público empresarial em 2023, um terço das empresas públicas estão em falência técnica, isto é têm os capitais próprios negativos, e totalizam um prejuízo líquido de 790 milhões de euros.

Vem a propósito lembrar que em 2019 a Transtejo comprou 10 embarcações eléctricas das quais só uma tinha bateria e sem nenhuma estação de carregamento. Cinco anos depois só foram entregues cinco dessas embarcações que estão em testes e ficaram sem energia por falhas na ligação.

02/12/2024

To end a somewhat pathetic mandate, a totally pathetic decision...

CNN

... and an excuse for his successor's list of pardons.

Crónica de um Governo de Passagem (29)

Outras Crónicas do Governo de Passagem

Navegando à bolina
«You can’t manage what you can’t measure». A maldição da tabuada

Quem quer que tenha dito o aforismo citado, não foi escutado pelos governantes deste jardim à beira-mar plantado nem, ouso dizer, pela maioria dos seus habitantes, a começar pelos funcionários públicos, como no caso dos instalados no aparelho do ministério da Educação, que, disse o respectivo ministro, não foram capazes de contar os alunos sem aulas, fenómeno que os jornalistas de causas relataram como mea culpa do ministro que, pelos vistos, segundo eles, deveria ter circulado pelas mais de 4.500 escolas públicas básicas e secundárias para os contar.

Boa Nova?

Parece que o governo do Dr. Montenegro percebeu que a chamada crise da habitação não se resolve pelo lado dos subsídios e da procura, mas pelo lado da oferta e desse lado é crucial a disponibilidade de solos para construção e daí o sentido de alterar a chamada Lei dos Solos, o que o governo fez a semana passada. Falta saber se o fez bem e, sobretudo, se a implementará bem,

Quem te avisa teu amigo é

A Comissão Europeia olhou para o Draft Budgetary Plan for 2025 apresentado pelo governo português e fez umas quantas considerações e recomendações, nomeadamente para limitar o crescimento da despesa líquida, reduzir o endividamento, substituir as reduções de impostos sobre os combustíveis por apoios aos mais desfavorecidos, considerou o orçamento como expansionista, a política fiscal insuficientemente detalhada e assinalou a ausência de medidas para a sustentabilidade das segurança social. Mais do que o explícito, importa ter em conta o implícito que são os riscos resultantes das vulnerabilidades da economia portuguesa não resistirem aos tempos de vacas magras que se desenham no horizonte da UE com a Casa Branca ocupada por uma criatura instável.

Há quem diga que está em curso a vingança dos "PIGS". Porém, o "I" nunca saiu dos "PIGS" e os outros poderão voltar em breve

A propósito do estado das grandes economias europeias, da Alemanha em risco de recessão e da França à beira de uma crise orçamental e da dívida (a Itália continua encalhada no mesmo sítio há várias décadas), há umas almas que não disfarçam uma espécie de schadenfreude por, pensam essas almas, a situação se ter invertido e hoje estão entalados os que ontem olhavam com arrogância os "PIGS". É um grande engano por muitas razões e em especial duas: as economias de uns e de outros são bastante diferentes e com o nível de integração da UE as desgraças das maiores economias não tardarão a ser desgraças das outras. Por exemplo, a França e a Alemanha representam um quarto das exportações portuguesas, e o arrefecimento dessas economias já se faz sentir em Portugal em que só consumo interno está a aguentar o medíocre crescimento de 0,2% no 3.º trimestre que algumas outras almas celebram porque Portugal «está com as contas certas, está a crescer mais do que a média europeia» - recorde-se que as previsões de crescimento do PIB em 2024 são 0,9 % na UE e 0,8 % na área do euro.

01/12/2024

ARTIGO DEFUNTO: O semanário de reverência a pagar tributo ao PS. Segundo capítulo - presunção de culpa

Continuação deste outro tributo.

O ano passado o Expresso publicou um artigo de duas páginas no caderno principal sobre uma moradia que o Dr. Montenegro construiu, uma peça com 2 mil palavras semeadas de insinuações, sem uma única acusação concreta para além de alegar que o valor da moradia não foi declarado ao Tribunal Constitucional (Montenegro explica não estar prevista a indicação do valor que, aliás, consta da caderneta predial).


Este fim de semana, o mesmo periódico publicou o artigo acima onde em escreve que «os inspetores não terão detetado qualquer suspeita de crime». Note-se que não se escreve «não detetaram» e se opta pela subtileza «não terão detetado». Continua com «o Ministério Público se prepara para encerrar o processo (... mas) pode decidir ainda fazer novas diligências. E pode até pedir ajuda à PJ novamente». O resto do artigo é uma devassa ridícula semelhante à do primeiro artigo onde se especula sobre os materiais e os seus preços e o financiamento da construção e no final não resta uma única acusação concreta, resta apenas a tentativa de levantar suspeições na mente do tuga invejoso de um político com uma «habitação de luxo com seis pisos (de) um milhão de euros (ou) mais».

Declaração de interesse: qualquer visitante deste blogue terá tido inúmeras oportunidades de confirmar que nenhum dos contribuintes tem em especial conta o Dr. Montenegro. Neste blogue têm-se em especial apreciação a independência do jornalismo e o apego aos factos, uma e outro raros.

30/11/2024

Títulos inspirados (96) - Titilando mentes fracas com palavras fortes. Será a Mota-Engil um cadáver adiado?

Há um tempo atrás, assinalei aqui o exercício patético de uma peça do Expresso com o título "Quem são os 'fundos abutres' que investem quase €300 milhões para a bolsa nacional se afundar?" em que o jornalista concluiu que existe um enorme risco de uns fundos que controlam menos de 0,5% da capitalização bolsista das 11 empresas portuguesas onde detêm posições afundarem uma bolsa que está há muito afundada na sua própria irrelevância.

O mesmo exercício patético foi agora replicado por outro jornalista, provavelmente por encomenda da putativa vítima do abutre, com o título «Mota-Engil foi a “vítima perfeita para um fundo abutre”, diz administrador financeiro». Desta vez, o abutre é o Muddy Waters Capital Domino Master Fund com uma posição curta (*) de 0,65% que, segundo o roteiro, conseguiu afundar as cotações em quase 40% reduzindo a posição de 0,65% para 0,57%. 

Em vez de "vulture" o jornalista de causas financeiras deveria classificar o fundo Muddy Waters (o nome de um famoso guitarrista fundador do Chicago blues - ouça aqui Mannish Boy) como fundo "sorcer" visto que, com apenas uns gramas de uma barra que pesa quilos, está a transformar em chumbo essa barra de suposto ouro. Nesse caso deveria acrescentar que o feitiço, supondo que é a causa da queda, só estará a resultar porque o free float da Mota-Engil são peanuts ou, dito em português corrente, é insignificante a percentagem das acções transacionáveis na bolsa porque os "donos" da Mota-Engil não confiam no mercado e olham para os outros accionistas como silent partners ou, em português corrente, uns parolos a quem permitem deter acções para manter a empresa cotada.

 _________

(*) Por memória: os "fundos abutres" praticam o short selling ou venda a descoberto que consiste em vender um activo esperando comprá-lo mais tarde a uma cotação menor, o que só faz sentido para o fundo se tiver expectativas que o activo em causa está sobreavaliado. Em mercados evoluídos considera-se que esta prática reduz o risco dos investidores e aumenta a liquidez e a estabilidade dos mercados.