Num país vulgar a fusão de dois institutos de investigação científica seria apenas uma fusão de dois institutos de investigação científica. No Portugal dos Pequeninos a fusão do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (IMM) não é apenas a fusão desses dois institutos num só (Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular), juntando a tropa toda (600 investigadores de 40 nacionalidades) num único local. No Portugal dos Pequeninos a fusão dos dois institutos distingue-se logo no seu anúncio que num país vulgar seria feito num deles. No Portugal dos Pequeninos o anúncio é feito numa discoteca (Lux).
Num país vulgar os propósitos da fusão seriam banalidades como melhorar a aproveitamento dos recursos, facilitar a partilha de know-how, etc. No Portugal dos Pequeninos a coisa não é feita por menos do que «ser líder mundial com descobertas a cada cinco ou dez anos» e, para que não hajam dúvidas a criatura é baptizada como GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine e, como titula o Público no seu patuá de causas, «faz a festa com 200 milhões de euros já nos cofres».
Duvido que o GIMM algum dia venha a ser um lider mundial porque a concorrência (*), assim de repente, torna a coisa difícil. Duvido ainda que algum dos concorrentes tenha nascido com tão grandiosos auspícios.
____________
(*) Alguns dos concorrentes do GIMM (lista dos TOP BIOMEDICAL LAGS gentilmente preparada pelo ChatGPT):
1. Broad Institute of MIT and Harvard (USA)
- Researchers: Over 2,000, including faculty, postdoctoral fellows, and technical staff.
2. Francis Crick Institute (UK)
- Researchers: Approximately 1,500 scientists, including principal investigators, postdocs, and technical staff.
3. Howard Hughes Medical Institute (HHMI) Janelia Research Campus (USA)
- Researchers: Around 500 researchers and technical staff.
4. RIKEN Center for Biosystems Dynamics Research (Japan)
- Researchers: Part of the larger RIKEN network, which has around 3,000 researchers overall. The Biosystems Dynamics Research Center specifically hosts approximately 300 researchers.
5. NIH Intramural Research Program (USA)
- Researchers: Over 6,000 scientists across its various institutes and centers, making it one of the largest biomedical research networks globally.
6. Max Planck Institute for Biophysical Chemistry (Germany)
- Researchers: Approximately 850 scientists, students, and technical staff.
Other Notable Mentions:
- Cold Spring Harbor Laboratory (USA): Around 600 scientists and staff.
- Karolinska Institutet (Sweden): Around 2,000 researchers, though it is part of a larger university system.
- Weizmann Institute of Science (Israel): Approximately 2,500 researchers, including faculty, postdocs, and PhD students.
Sem comentários:
Enviar um comentário