Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/04/2024

A indiferença da Rússia de Putin aos desastres militares é ainda maior do que a da URSS do PCUS

Fonte (*)

Comparativamente com Chechénia, Afeganistão e Ucrânia antes da invasão de Fevereiro de 2022, a guerra actual na Ucrânia é incomparavelmente mais mortífera. Se uma guerra no Afeganistão, onde em 12 anos "apenas" morreram 15 mil russos, levou a liderança comunista a decidir a retirada gradual em 1987, os 5 a 6 vezes mais mortos em um quarto do tempo da "operação especial" mostram que o valor das vidas russas para o czar Vladimiro é ainda menor do que para os líderes soviéticos.

___________

(*) Estimativa pela Economist do número de soldados russos na Ucrânia até ao final de Fevereiro com base nos dados da Mediazona e Meduza dois mídia independentes que utilizam os obituários públicos e registos oficiais de heranças. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Para meio milhão de ucranianos. Não vai mal!

Anónimo disse...

Os comunistas sao assim, vêem sempre as coisas do lado errado. É como a anedota que Reagan contava da corrida entre um atleta americano e um russo.