Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/04/2024

ARTIGO DEFUNTO: Fact-Checking the Fact Check

No dia 26 de Fevereiro, Passos Coelho num discurso de mais de 20 minutos no comício do Pontal referiu numa determinada altura citando o que tinha dito no mesmo local em 2016:

«Nós precisamos de ter um país aberto à emigração, mas cuidado precisamos também de ter um país seguro. Na altura o governo fez ouvidos moucos e na verdade hoje as pessoas sentem uma insegurança que é resultado da falta de investimento e prioridade que se deu a essas matérias.»

No dia seguinte o jornal Público publicou um fact check onde deixa implícita uma atitude negativa de Passos Coelho relativamente à imigração e verifica a veracidade de uma afirmação que ele manifestamente não fez.  


Ou seja o Fact Check do Público inventa o facto que diz pretender verificar. 

Como quer que seja, um mês e meio depois, um outro jornal publica uma peça citando dados estatísticos da Direção-Geral de Política de Justiça.


Veredicto: o Fact Check do Avante! da Sonae (epíteto agora confirmado, uma vez mais), pretendeu verificar a veracidade de um facto inventado usando um suposto facto que veio a verificar-se falso. Melhor é impossível.

1 comentário:

Unknown disse...

Há mais dignidade em qualquer produto "Renova" ( além da utilidade óbvia ) do que neste esfregão , reles e infecto...e "sustentado "...