Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/04/2024

Demasiado de uma coisa boa pode não ser bom

Escreveu o Expresso há dois dias:

«Há 15 dias consecutivos que o preço diário da eletricidade em Portugal e Espanha está abaixo dos 10 euros por megawatt hora. É uma série inédita. Há largas horas de preço zero, como esta terça-feira. Há produtores a operar com perdas. E as centrais fotovoltaicas passaram a ter de cortar a produção em alguns períodos, desperdiçando o recurso solar.»

E explicava:

«Habitualmente os preços negativos ocorrem quando há uma disponibilidade particularmente alta de eletricidade que não é armazenável e cujo custo marginal é nulo, e quando, ao mesmo tempo, há produtores que preferem durante algumas horas pagar para continuar a produzir (porque o custo de parar e voltar a arrancar as centrais um pouco depois pode ser mais elevado).»

Este enorme desperdício resulta de uma política energética do PS (e do PS-D) desenhada para sacar fundos europeus, recompensar os lóbis da energia e fazer agitprop ambientalista, em vez de optimizar os recursos existentes, equilibrando a produção das energias convencionais e das renováveis (que são por natureza intermitentes).

Sem comentários: