Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/04/2024

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (111b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 111a)

Take Another Plan. A maldição das EP

Deveria ser uma coisa evidente. Uma empresa pública com um accionista que se financia ilimitadamente por extorsão dos contribuintes e que nomeia dirigentes por critérios políticos só por milagre poderia ser eficiente e, se operar num mercado sujeito a concorrência, só conseguirá sobreviver à custa de subsídios. O caso da TAP só foi um pouco diferente porque durante décadas parte da concorrência era de “companhias de bandeira” que disfrutaram de condições excepcionais que hoje não existem.

Muito satisfeitos por terem apresentado lucros de 177 milhões em 2023, como se fosse extraordinário numa empresa que recebeu 3,2 mil milhões de subsídios que só em juros, se tivesse de se financiar no mercado, poupou 200 milhões por ano e ficou dispensada de margens para amortizar os 3,2 mil milhões, os dirigentes negociaram novos salários com os sindicatos e excederam em 120 milhões o limite resultante do rácio de 19% dos custos com pessoal, custos que cresceram de 417 milhões em 2022 para 723 milhões em 2023.

E o que ficou a TAP a valer depois lá terem sido torrados 3,2 mil milhões de dinheiro dos contribuintes?1,7 mil milhões segundo um analista citado pelo semanário de reverência.
  

«A educação é a nossa paixão»

mais liberdade

A queda da percentagem de alunos com melhores performances entre 2018 e 2022 é mais uma medida da degradação da qualidade do ensino comparativamente com a média da OCDE.

Desculpas de mau pagador

Perante a acusação de negligência na aprovação de medidas de que dependem os pagamentos ao abrigo do PRR pela CE o governo desculpou-se que está “em gestão”. O estar “em gestão” é quando o Dr. Costa lhe convém. Esteve “em gestão" para não negociar com os polícias, mas não para despejar um chuva de subsídios sobre os agricultores.

Reforçando o Estado sucial

O governo também deixou de estar “em gestão” para aprovar o recrutamento de mais 3.700 técnicos superiores que vão adicionar-se aos 90 mil que o Dr. Costa aumentou durante a sua estadia.

É prudente não deitar foguetes antes da festa

Foi muito celebrado pela imprensa do regime a subida de dois lugares no ranking do PIB per capita PPP devida a razões puramente conjunturais e entre elas o esforço de reequipamento militar que a Polónia e a Estónia, os dois países ultrapassados, estão a fazer para responder à ameaça russa.

Sem comentários: