Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/04/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (1b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta».

(Continuação de 1a)

Será um primeiro passo para a reconstituição da geringonça?

É apenas um ritual inócuo numa cerimónia inócua à qual os líderes das forças políticas “democráticas” costumavam comparecer fingindo um certo fair play. Precisamente por significar pouco, é cheia de significado a coincidência do Dr. Pedro Nuno (que enviou a Drª Alexandra) e da Dr.ª Mortágua e do Dr. Raimundo (que não enviaram ninguém) terem faltado ao ritual da tomada de posse do novo governo.

O excedente orçamental é ficção. O excedente dos compromissos não cumpridos é real

Há três anos obrigado a adoptar os novos procedimentos de controlo das fronteiras obrigatórios segundo as regras de Schengen, o governo do Dr. Costa foi empurrando com a barriga – preocupado com as “conta certas”? – e só a poucos dias do seu fim publicou uma resolução do Conselho de Ministros tão em cima do prazo limite que vai obrigar a adjudicações directas (provavelmente a razão do adiamento) em vez de concursos públicos,

Excedente de descaramento ou será a síndrome do pensamento mágico?

A ministra cessante que herdou do Dr. Pedro Nuno um ministério da Habitação cujo resultado de seis anos dos programas de Renda Acessível consistiu em 771-contratos-771 contratos, equivalentes a 0,084% dos 921 mil arrendamentos em Portugal, resultado a que o Instituto da Habitação adicionou já em pleno governo de gestão 102 (cento e duas) habitações de renda acessível a nível do país, publicou no seu último dia no governo um vídeo onde, sem se rir, disse «a habitação publica responde hoje a todos, às famílias de menores rendimentos, mas também à classe média e aos jovens».

Sem comentários: