Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/04/2024

Sequelas da Nau Catrineta do Dr. Costa (1a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa» e do «Semanário de Bordo da Nau Catrineta».

Porquê este semanário das sequelas e porque não faz (ainda) sentido um escrutínio semanal do governo da AD?

Escrevi no Semanário de Bordo da semana passada que esse seria o último. Pensando melhor, é verdade que a Nau Catrineta do Dr. Costa e do seu PS estão acostadas, e também é verdade que a carga desembarcada continuará a andar por aí durante algum tempo.

Por outro lado, é ainda cedo para começar a escrutinar o novo governo, pela razão inversa da que fez do escrutínio do governo socialista um serviço público. Enquanto os anteriores governos puderam contar com o obséquio, na melhor hipótese, ou a cumplicidade, na hipótese mais corrente, da imprensa amiga e da comentadoria do regime, o governo da AD só pode contar com a condescendência, na melhor hipótese, ou malevolência, na hipótese mais corrente.

Com uma cajadada mataram dois coelhos

A aprovação in extremis da portaria de atualização salarial das categorias profissionais não abrangidas pela regulamentação colectiva (ver aqui o expediente do ano passado) que aumenta 7,89% dos salários a 104 mil trabalhadores do “privado”, um aumento múltiplo da taxa de inflação, tem a vantagem de lustrar a imagem de amigo dos trabalhadores do governo socialista e de não estragar as “contas certas”.

Ainda o Twinsgate do regime

A Inspecção-Geral das Atividades em Saúde teve o cuidado de esperar que o governo do Dr. Costa saísse de cena para divulgar o seu relatório sobre o caso das gémeas brasileiras, a quem foi atribuída com urgência nacionalidade portuguesa, seguida da administração de um medicamento milionário, à custa de uma cunha do Dr. Rebelo de Sousa Filho, com a aparente cooperação do Dr. Marcelo e a prestimosa colaboração do Dr. Lacerda Sales, SE da Saúde à época.

Outra coincidência plena de significado

A Comissão do Livro Verde da Sustentabilidade da Segurança Social, nomeada pelo Dr. Costa em Julho de 2022, andava desde então a trabalhar no tema, também esperou pelas eleições para entregar no dia 28 o seu relatório preliminar à ministra do Trabalho e da Segurança Social cessante. Alguns dias depois percebeu-se que o relatório questionava a radiosa sustentabilidade que o governo socialista vinha anunciando nas suas acções de agitprop e até propõe o fim das reformas antecipadas aos 57 anos.

«À justiça o que é da justiça»


Sendo certo que o PS-D também ajudou, a verdade é que sobretudo ao PS que devemos o estado em que se encontra a Justiça do Portugal dos Pequeninos.

(Continua)

Sem comentários: