Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/05/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (68b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 68a)


Enquanto a afluência às urgências no 1.º trimestre voltou a atingir os níveis pré-pandemia, faltam as macas nalguns hospitais. São apenas exemplos de como a paixão socialista pelo SNS que conduziu à falência da saúde pública tem sido a grande amiga da saúde privada que hoje já presta mais de metade dos cuidados, apesar de só absorver um terço da despesa em saúde (Saúde e Hospitais Privados em Portugal, Miguel Gouveia).

Já se sentem os efeitos do Mais Habitação

Do Mais Habitação está a resultar menos habitação na área metropolitana de Lisboa onde no 1.º trimestre as vendas de apartamentos se reduziram de 56%.

O PS quer transformar o Estado sucial em Estado corporativo

Pedi ao ChatGPT para definir cooperativismo e o zingarelho respondeu: «cooperativismo é um modelo socioeconómico baseado na cooperação entre indivíduos ou empresas que se unem voluntariamente para alcançar objetivos comuns, promovendo a igualdade, solidariedade e autogestão.» No Portugal socialista, como não há união voluntária, o cooperativismo é uma iniciativa do Estado «para combater a falta de habitação acessível.»

E num Estado corporativo os funcionários públicos constituem uma parte substancial da freguesia eleitoral do Partido do Estado e, com toda a naturalidade, têm de ser mais bem pagos do que os outros. Por isso é natural que «em 2021, a remuneração bruta mensal média dos trabalhadores da Administração Pública era superior à dos trabalhadores do sector privado em todos os níveis de escolaridade, incluindo os licenciados».

Os portugueses emprestam ao Estado sucial as sobras do saque fiscal

Desde o aumento das taxas de juro, as poucas poupanças das famílias portuguesas (taxa de poupança inferior a metade da Zona Euro), estão a ser aplicadas em certificados de aforro que já atingiram 30 mil milhões de euros ou 10% do total da dívida pública.

Take Another Plan. A Dr.ª Alexandra Reis é menos importante do que os copos de papel

O ex-administrador financeiro da TAP ouvido na CPI revelou que a comissão executiva deliberava sobre a compra de copos de papel, mas o pagamento da indemnização de 500 mil euros à Dr.ª Alexandra Reis passou-lhe ao lado.

Os melhores da Óropa

Mais de um terço dos passageiros que voaram de Janeiro a Abril a partir dos aeroportos portugueses tiveram os seus voos atrasados ou cancelados. Lisboa bateu o recorde com mais de 40%.

O socialismo do PS transformou Portugal no paraíso dos reformados abonados

Enquanto na União Europeia a produção industrial cresceu 13,9% desde 2005, Portugal foi o país em que mais diminuiu (-18,9%) no mesmo período. Quanto à indústria de alta-tecnologia que na UE cresceu 16%, Portugal foi o quarto com menor crescimento, (fonte: Key figures on European business, 2023 edition)

«Pagar a dívida é ideia de criança»

No topo do mundo, mais uma vez. Com 52% da dívida pública detida pelo BdP e pelo BCE, o dobro da média da OCDE, Portugal é o país mais dependente dos bancos centrais.


O endividamento da economia (Estado, empresas e famílias) aumentou em Março 100 milhões para 802,1 mil milhões.

Sem comentários: