Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/05/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (66b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 66a)

Não vos inquieteis. Por agora, são apenas sinais

A taxa de desemprego, isto é, o rácio entre trabalhadores sem emprego que o procuram e o total de empregados, subiu para 7,2% no primeiro trimestre, apesar do aumento do emprego. Ficámos bem posicionados no 10.º lugar dos 34 países da OCDE.

Apesar das exportações terem tido um aumento homólogo em Março maior do que as importações (18,7% contra 9,3%), o saldo da balança comercial quase não se altera relativamente a 2022.

Eco

 Não é motivo de inquietação, também porque o FMI, geralmente muito avaro nas suas previsões do crescimento português, desta vez melhorou a sua previsão de 1% para 2,6%. É a bazuca, senhores. Quando acabar, logo se vê.

A insustentável leveza da sustentabilidade da Segurança Social

mais liberdade

Vamos esquecer que quando o vosso escriba entrou no mundo do trabalho havia cerca de 30 contribuintes para 1 pensionista, ficamos pelas últimas quatro décadas em que a proporção de contribuintes para pensionistas de 2 para 1 diminuiu para 1,33 para 1. Como disse o Sr. Eng. Guterres, é só fazer as contas.

Take Another Plan. Take 1 – O primeiro trimestre está garantido

Ainda há dois meses celebrávamos o primeiro ano com lucros de 66 milhões e já temos prejuízos de 57 milhões no primeiro trimestre. [Sim, eu sei. O primeiro trimestre da TAP tem sempre prejuízos e a única dúvida é sobre os trimestres seguintes.]

Take Another Plan. Take 2 – As surpreendentes revelações do Dr. Lacerda Machado, um amigo do peito do Dr. Costa

Estranhamente, o jornalismo de causas e o comentariado escarafuncham a fossa séptica da TAP e ninguém parece ter reparado nas surpreendentes revelações do Dr. Lacerda Machado, nomeadamente:
  • Que enquanto administrador foi pressionado por um SE do Dr. Pedro Nuno para votar contra o orçamento de 2020;
  • Que David Neeleman tinha “uma visão estratégica para a TAP” e nós a pensar que a criatura era apenas um chico-esperto a querer tirar partido de uma companhia cheia de potencial
  • Que trocar os A350 por A320 Meo foi uma excelente decisão;
  • Que o principal beneficiário” dos fundos da Airbus para a TAP foi o Estado,
  • Que o negócio da compra da VEM Brasil agenciado por ele próprio salvou a TAP abrindo-lhe as portas do Brasil.
Num país descapitalizado, dependente da caridade da Óropa, poupa-se cada vez menos

Expresso

2024, June. Save the date

Tomai nota na vossa agenda. Segundo o semanário de reverência, o oráculo de serviço (um algoritmo do World Governmental Bonds) em Junho do próximo ano, ainda antes da redução da carga fiscal de dois mil milhões até 2027 que o Dr. Medina nos vai fazer, as taxas da dívida pública portuguesa a 10 anos estarão abaixo das francesas e belgas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os números do INE não são confiáveis. O poder de compra dos portugueses baixou miserávelmente. Sobem impostos, taxas e taxinhas. Encheram o país de migrantes pindéricos que vêm viver à conta dos cofres estatais Criaram uma pressão enorme sobre o SNS, o mercado imobiliário, etc. Os serviços não dão resposta. E, olhamos os noticiários e vemos um país de ficção. A realidade não está lá.
É por todo o Ocidente. Nos EUA, finalmente saiu o relatório Durham. Como se esperava, as narrativas dos aldrabões democratas, caíram. Como caem sempre, é uma questão de tempo.
https://www.zerohedge.com/markets/durham-releases-final-report-concludes-fbi-opened-trump-probe-despite-no-verified-intel?ref=biztoc.com