Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/05/2023

COMO VÃO DESCALÇAR A BOTA? (39) - P'ra mentira ser segura... (VII)

Outras botas para descalçar. Este post é uma continuação de (I), (II), (III), (IV), (V) e (VI)

Em retrospectiva:

Em 2019 o governo anunciou 104 milhões de euros (três quartos dos quais destinados à área metropolitana de Lisboa) para permitir reduzir o preço dos passes sociais, justificou que daí resultariam mais 100 mil pessoas por ano nos transportes públicos, mais 63 milhões de viagens e menos 72 mil toneladas de dióxido de carbono, escrevi aqui que se tratava de mais um exercício de planeamento milagroso porque as famílias com menores rendimentos já então privilegiavam o transporte público e tinham um passe social.

Quatro anos depois, o que é feito do aumento de 63 milhões de viagens em relação a 2019 quando foi anunciada a Boa Nova?

Passados 2020 e 2021, os dois anos da pandemia em que em consequência do confinamento a utilização dos transportes públicos diminuiu drasticamente, os volumes totais actuais pouco diferem dos de 2019. Se deduzirmos a utilização por um número crescente de turistas e o acréscimo da procura induzido pela redução dos preços dos passes das centenas de milhar de reformados nas zonas metropolitanas, é provável que até tenha diminuído o número de viagens dos passageiros regulares nos transportes públicos, precisamente aqueles para quem o automóvel é mais atractivo. 

A confirmar aquela inferência estão os dados do uso do carro que mostram o aumento em todos os concelhos (com excepção de Lisboa) das áreas metropolitanas onde residem a maioria das pessoas que se deslocam diariamente para trabalham nas cidades de Lisboa e Porto. É um exemplo da fusão do planeamento milagroso (uma variante do wishful thinking) com o agitprop.

Sem comentários: