Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/05/2023

CASE STUDY: Prever o futuro em Portugal é quase tão difícil como prever o passado na Rússia

Um amigo de muitos anos do (Im)pertinências publicou recentemente no LinkedIn um paper (não lhes chamem isso, ele irrita-se) sobre o desempenho das previsões oficiais de crescimento do PIB que têm servido de base à formulação das Grandes Opções dos Planos (GOP) portugueses.

As conclusões não deveriam surpreender quem está atento ao que se passa no Portugal dos Pequeninos e está consciente da dificuldade dos nativos preverem o futuro, que é quase tão grande como a dos russos preverem o passado.

Aqui vai um resumo resumido (certamente repudiado pelo autor):  

  • Previsões pouco precisas e sem capacidade para antecipar as mudanças de conjuntura;
  • As previsões seriam mais precisas se, em vez da parafernália de modelos, o MF tivesse usado a taxa de crescimento do ano da previsão;
  • Apesar de tudo, as previsões dos governos PSD são menos más do que as dos governos PS;
  • Tendência sistemática para o wishful thinking;
  • As previsões das GOP são muito menos precisas e muito mais enviesadas do que as das instituições multinacionais e o retrato piora quando se comparam com as instituições nacionais de outros países.
Em suma, estamos perante um dos casos em que John Kenneth Galbraith poderia dizer (se ainda fosse vivo): «a única função das previsões económicas é tornar respeitável a astrologia».

1 comentário:

Anónimo disse...

Seriamos todos ricos com certezas em vez previsões/expectativas......