Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/05/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (64b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 64a)

A única certeza quanto ao novo aeroporto de Lisboa é que, se vier a ser, não será em Lisboa


O novo aeroporto de Lisboa está para acontecer desde os tempos do Estado Novo e já leva 49 anos nos tempos do Estado sucial. Agora que já só temos nove opções de localização em aberto, o Dr. Costa, conhecido por não apreciar grandes obras, sabe perfeitamente que este novo elefante branco deixaria as finanças públicas exangues, e deveria estar a sentir-se entre a espada dos anúncios e a parede das “contas certas”. Estaria, mas talvez não esteja, porque como está a tentar vender a TAP depois de a ter nacionalizado, deve ter esperança de que o futuro operador (por exemplo o International Airlines Group a que pertence a Iberia) deixe cair o novo aeroporto, e nesse caso ele teria conseguido uma espécie de chuva no nabal dos anúncios e sol na eira das "contas certas".

Take Another Plan. Take 1 – Escondendo-se atrás da Óropa

De acordo com as declarações na CPI da TAP do dirigente sindical do SNPVAC, os cortes de salários que segundo o governo e a administração da TAP não foram impostos por Bruxelas - eram «retórica de má fé».

Take Another Plan. Take 2 – Não era um parecer, era um certificado, ou seja, uma questão puramente semântica

A semana passada havia um parecer jurídico que suportava a demissão por justa causa de Mme Ourmières-Widener que não podia ser divulgado porque apresentava "riscos da defesa" do Estado. Pouco depois já não havia nem precisaria de haver parecer jurídico. Esta semana, sempre havia um parecer, mas só foi pedido depois das demissões, ou seja, não era um parecer era um certificado. Razão tinha a Dr.ª Mariana quando garantiu que era «uma questão puramente semântica».

Que mil EP floresçam

Não são mil empresas públicas (já foram várias centenas) mas ainda são 120 as empresas em que o Estado sucial tem participação, onde se inclui a «Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central». É um recurso para colocar apparatchiks socialistas, os novos situacionistas.

Dizem que pela mão do Dr. Costa, Portugal está a cair em todos os rankings, mas é mentira

Por exemplo no ranking da queda dos salários reais Portugal está rigorosamente em 19.º lugar entre os 38 países da OCDE.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

A taxa de mortalidade infantil aumentou de 2,4 em 2021 para 2,6 óbitos por mil nados-vivos em 2022.

As boas notícias do Dr. Medina são um bocadinho exageradas

O Dr. Medina congratulou-se com as «certezas na frente interna» com que o governo responde às «incertezas da conjuntura internacional». Exaltou a redução da taxa homóloga de inflação para 5,7% e esqueceu de referir que a estava a comparar com o mês de Abril do ano passado que tinha tido um aumento para 7,2% (quase 2 pp mais do que no mês anterior). Exaltou o crescimento de 1,6% em cadeia no 1.º trimestre e esqueceu de referir que estava a comparar com o 4.º trimestre de 2022 que tinha tido um crescimento em cadeia de apenas 0,3% e que, em qualquer caso, se segue a três anos em que o crescimento anual médio não ultrapassou uns míseros 1,1%. Exaltou o crescimento das exportações no 1.º trimestre e esqueceu de referir que as exportações estão há três trimestres a abrandar.

Sem comentários: