Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/05/2023

Dúvidas (358) - Deve o PR dissolver o parlamento ou demitir o governo se este governar mal? (2)

Continuação de (1)

Subitamente, mas não inesperadamente, a propósito das trapalhadas do Dr. Galamba, uma criatura mal-educada e pomposamente medíocre sobrevivente do socratismo, este tema saltou para o topo da agenda política e, como de costume, está a ser tratado do ponto de vista da intriga, das teorias da conspiração e do desejo de resolver nos gabinetes de Belém e S. Bento um assunto eleitoral. Com poucas excepções, como a de Vital Moreira, com quem não costumo estar de acordo, mas neste caso estou, quando escreve:

«Sucede que não existe nenhuma base constitucional para tal poder de tutela presidencial, pois o Governo não deriva a sua legitimidade política das mãos do PR nem é políticamente responsável perante ele, mas somente perante a AR. De igual modo, é domínio reservado do Primeiro-Ministro manter ou não a confiança nos seus ministros e decidir sobre eventual remodelação governamental.»

Na verdade, numa democracia liberal em que a legitimidade do governo lhe é dada por um parlamento eleito directamente, o presidente não pode demitir o governo porque governa mal, e muito menos pode dissolver o parlamento porque o primeiro-ministro não aceitou a demissão de um ministro que o presidente achava que devia. Isto do ponto de vista institucional. 

Do ponto de vista puramente político, demitir por essa razão (o que aliás não pode fazer) ou por ter caído nas sondagens (que podem no mês que vem fazê-lo subir à pala do aumento das pensões) um governo eleito há 14 meses por maioria absoluta, seria um disparate. De resto, a demissão do governo, embora prejudicando as expectativas europeias do Dr. Costa, poupá-lo-ia também a uma provável punição pelo eleitorado no fim do mandato, dar-lhe-ia um pretexto para se vitimizar e o mesmo eleitorado que agora o pune nas sondagens poderia dar outra vez uma nova maioria ao PS. Numa democracia liberal não se deve descredibilizar as eleições e infantilizar os eleitores fazendo-os acreditar que podem votar levianamente porque, enganando-se, podem corrigir em qualquer altura.

3 comentários:

Anónimo disse...

Terá que se consultar a jurisprudência dos presidentes sucialistas. Já vi demitir governo por "vocês sabem".

Anónimo disse...

Vital moreira , antonio barreto ah ah ah ah quem são esses? Era bilhetinho de ida pra Marte os dois uma ganda bônôte e sem queijo!
Quando os governos são lixo como é este e todos os governos xuxas que tivemos são para demitir 1 ,2, 3 ou as vezes que forem necessárias ,obviamente o povoleu cagalhão asqueroso tuga continuaria a votar neles na mesma e seria eterno. mas nan desanimen pazinhos,tendes uma ganda esperanza na pseudo oposicione com o xuxalhote da aldeia montecoiso do psd e o outro coisa do bloco de espeto que se disfarsa de liberal , ó despois remota hiprotese do outro coiso que passa a vida a polir as botas ao ministério publico e á bófia e a promover o culto jeová . Ó despois tendes ainda doses industriais de putebol , galambadas , TAPes e boa cultura globalista afro a rodos nas rádios e id du genre qb aussi , umas ganzas , uns copos 3 ,ao sonido de abrunhosrosas,cristinas coisas , morangos com bosta, e Chega ou ainda querem mais?Esqueci algo ou alguem importante?
Isto de eu andar a esver intelectualidades aqui no blog do zog xuxa tem que acabar! Tem sim!
Beijinhos e abrazos á xuxalhada lenita matos e ti zé manel do Observador e rsstantes funcionarios dessa rádio e pasquim da xuxalhice aparvalhante onde a contradição e o parolismo é um must everyday,ouvir aquela rádio é masoquismo puro!
Hasta siempre camarada el Che!
Basilio el xuxalhote

Unknown disse...

A criatura ladra, ladra...mas morder...