Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/05/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (65b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 65a)

Take Another Plan. O melhor amigo do Dr. Costa, sempre ele, em todo o lado

O Dr. Lacerda Machado, amigo que o Dr. Costa encarregou de negociar a reversão da reprivatização e de seguida nomeou administrador da TAP, é o mesmo Dr. Lacerda Machado administrador da Geocapital (com os dinheiros de Stanley Ho) que detinha 65% da VEM (Varig Engenharia e Manutenção) em parceria com a TAP que detinha 35%, parceria negociada em 2005 com o governo Sócrates. E era o mesmo que quando se comprovou que a VEM era um negócio falhado usou uma cláusula do contrato que ele tinha empandeirado ao governo para forçar a TAP a comprar em 2007 os 65% da Geocapital ficando a TAP desde então a suportar os prejuízos (ver aqui um resumo). E é o mesmo que fez parte da equipa que Dr. Costa como ministro da Administração Interna nomeou para renegociar o contrato do SIRESP, sistema que tem uma história de falhanços, o último dos quais no incêndio de Pedrógão Grande (ver aqui um resumo e ver aqui a história). E foi o mesmo Dr. Lacerda Machado que o mesmo Dr. Costa encarregou de negociar os helicópteros Kamov para combate aos incêndios florestais, frequentemente inaptos para voar, que segundo as contas do Expresso até Abril de 2016 tinham custado 348 milhões de euros ou 35 mil euros por hora de voo.

Pois bem, foi ainda o mesmo Dr. Lacerda Machado que enquanto presidente da comissão de estratégia da TAP recorreu aos serviços como consultor com um contrato de 1,6 milhões de euros Eng. Fernando Pinto, antigo presidente da TAP, com quem anos antes fez o negócio da VEM.

Matar o mensageiro, uma obsessão sucialista

O Dr. Galamba exonera o seu adjunto porque divulgou a sua reunião com Mme Ourmières-Widener em que lhe entregou um guião para a “preparar” para a audição na CPI da TAP.

O Dr. Sanches, presidente da dita CPI, ameaça punir de forma exemplar os responsáveis pela «divulgação de mensagens de Whatsapp e de correio eletrónico, que envolvem o Governo» relativas ao caso TAP. A alegada confidencialidade informação põe em causa a segurança do Estado? Não, põe em causa a segurança da ocupação do Estado pelo PS.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

Depois de sete anos de governação socialista a defender o SNS, o tesouro está assim: meio milhão de doentes espera a primeiro consulta hospitalar (Observador), um quarto dos doentes com cancro em lista de espera para cirurgia, metade dos pacientes que esperam cirurgias cardíacas ultrapassa o prazo máximo (Público), etc.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Banco de Portugal

«Em março de 2023, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 0,3 mil milhões de euros, para 279,3 mil milhões de euros.»

1 comentário:

Unknown disse...

Mas que gado...