Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/05/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (66a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Foi você que pediu uma redução dos impostos?

No meio das boas novas durante a apresentação do Programa de Estabilidade 2023-2027, o Dr. Medina anunciou a redução da carga fiscal em dois mil milhões até 2027. Para ajudar a atingir esse objectivo, o Dr. Medina não actualizou o ano passado em linha com a inflação os escalões de IRS agravando a carga fiscal em 549 milhões.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

Dos 1.126 milhões de investimento público da bazuca da Óropa orçamentados o ano passado, o Dr. Costa só executou menos de um quarto (290 milhões).

Chuva no nabal e sol na eira

Felizmente para o Dr. Costa Silva, ministro da Economia (e do Mar), o único membro da Comissão Europeia que lê os jornais portugueses é a Dr. Elisa Ferreira, aquela senhora que um dia disse que «o dinheiro é do Estado, é do PS». Por isso, ninguém vai pedir contas ao Dr. Costa Silva por andar de mão estendida no peditório dos fundos financiados pelos contribuintes europeus ao mesmo tempo que critica quem «segue regras europeias» em vez de «servir o interesse nacional» e defende que para os seis navios que a Marinha vai encomendar não se cumpra a regra dos concursos abertos a todos os países europeus

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Uma auditoria do TdC constatou que o governo do Dr. Costa pagou indevidamente mais 11 milhões de euros por contratos de conectividade relativos a 350 mil computadores adquiridos para as escolas, durante a pandemia.

O Dr. Medina se fosse piloto de rallies faria os melhores tempos nas descidas

Contas feitas pelo CFP, 80% da redução do défice orçamental foi resultado do crescimento e 13% da redução dos juros. Então, qual foi o contributo das medidas do Dr. Medina de que ele tanto se vangloriou? 0,1 pontos percentuais. Percebe-se a preocupação do Dr. Costa em ter gente amiga nos reguladores e em todas as entidades que ainda têm um vestígio de independência.

Independentes? Não exagerem…

É por essas (o TdC que descobre dinheiros torrados e o CFP que descobre que afinal o santo milagreiro da consolidação não foi o Dr. Medina), e por muitas outras, que o PS não aprecia reguladores independentes e já está a trabalhar acabar com isso, para o que conta com os préstimos do Dr. Galamba que quer cortar as asas à autoridade de aviação ANAC e, quem sabe?, fundi-la com a Autoridade da Mobilidade (afinal os aviões movem-se) onde já se encontra a Dr.ª Vitorino, esposa do Dr. Cabrita, um dos amigos do peito do Dr. Costa, a qual já declarou que «a AMT estaria preparada para receber competências da ANAC».

Os ex-ministros ou têm epifanias ou descobrem-se comentadores

Quem imaginaria o Dr. Siza Vieira, ex-ministro da Economia, que durante vários anos serviu com devoção as políticas socialistas que têm ajudado o país a ser um dos perdedores da globalização, vir agora lamentar que «Portugal foi um dos grandes perdedores da globalização».

A geração mais bem-educada de sempre

Contra toda a evidência histórica, um dos mitos fundadores do Estado sucial é o que da banalização dos diplomas universitários nasce o desenvolvimento do Portugal dos Pequeninos. Que me lembre, a única luminária que ousou contrariar o mito foi Vasco Pulido Valente. Na verdade, temos dois grupos principais de portadores de diplomas: (1) o dos diplomas que que não têm contributo mensurável para o crescimento (as “ogias”) e (2) dos diplomas que têm. Destes últimos, os diplomados mais qualificados vão contribuir para o desenvolvimento dos países para onde emigram.

A realidade lá vai prosseguindo indiferente à fé: segundo o INE o ano passado evaporam-se 105 mil empregos de licenciados e de acordo com um estudo recente do BdP (“A distribuição dos salários em Portugal no período 2006-2020”) os salários reais médios dos trabalhadores com mais qualificações académicas estão reduzir-se em termos relativos.

(Continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Rádio e pasquim Observador os novos promotores do xuxalismo tuga. Já tinhamos a xuxalhada antena 1,TSF etc...mas não era suficiente,portanto lá veio este super reforço xuxa Observador papa otários labregos tugas.Futebois,musica pimba,globohomo gay,brasilidade,ukranitreta bufaria...ah e como eles recomendam ouçam o novo podcast da karoline Deslande,sim já começou e com o grande Manel Goucha dizem...amigalhaços todos juntos pela democracia xuxa,não há concorrencia é tudo a trabalhar para a promoção da xuxaria...com este tipo de pessoal que em vez de alertarem o povoleu labrego para o lixo que é o xuxalismo o glorificam,como pode alguma coisa mudar nesta terreola?Incrivel!
Basilio el xuxalhote