Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/05/2023

O Dr. Marçal Grilo está farto de quase tudo. Receio que falte apenas fartar-se daquilo de que deveria estar mais farto

O Eng. Marçal Grilo, que parece ser uma criatura integra e bem-intencionada cujo maior pecado foi ter sido ministro do primeiro governo Guterres, publicou no Público o artigo «Estou farto e cansado» onde se lamenta e confessa «estou farto de quase tudo o que ouço e vejo à minha volta».

Partilho de muitas suas críticas às críticas, por vezes disparatadas e sem fundamento, e aos críticos, por vezes oportunistas, do statu quo, mas não «estou cansado de ler as notícias da corrupção que corrói a democracia e alimenta os populismos». Em vez disso, estou cansado da corrupção que corrói a democracia e alimenta os populismos.

Também não me parece que seja um problema a suposta «vontade de deitar abaixo os que fazem qualquer coisa que se veja», porque, o mais das vezes, as coisas deitadas abaixo que se vêem são sobretudo a corrupção que corrói a democracia e alimenta os populismos.

Não «estou farto de ver aqueles que, como portugueses, gostam de se autoflagelar», estou mais farto dos "influenciadores" e da sua promoção das supostas notáveis realizações dos portugueses no topo do mundo.

Porém, a minha maior discordância do Eng. Marçal Grilo, mais sobre o que escreve, é sobre o que ele omite, como qualquer crítica às políticas públicas adoptadas pelo governo socialista que só empobrecem o país, às iniquidades que o PS tem cometido e à ocupação do Estado com os seus apparatchiks que são o equivalente aos situacionistas do Estado Novo, e ao prudente silêncio que mantém perante o desastre político e ético que tem sido a governação do Dr. Costa, desastre que esse, sim, alimenta os populismos. Esta omissão faz-lhe perder toda a autoridade moral para criticar os que criticam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou de acordo com o post. Marçal Grilo é mais um hipócrita socialista. Nunca vi ninguém decente fazer parte de uma quadrilha nem ninguém inteligente, não perceber que está dentro de uma.