Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/05/2023

Três décadas depois da queda do muro, a herança da "democracia" da RDA continua pesada

Vinte anos depois de derrubado o muro de Berlim, quando circulava na cidade ainda era perfeitamente visível se estava na antiga Berlim Leste.

A generation after Germany reunited, deep divisions remain

Quase trinta e três anos depois da reunificação e apesar dos biliões de marcos e euros derramados no Leste, são ainda também muito visíveis as profundas diferenças económicas, demográficas e sociais entre a Alemanha capitalista e a Alemanha comunista, como dois gémeos separados à nascença educados por pais diferentes. 

Dois detalhes muito significativos: (1) a redução demográfica nos distritos do Leste resulta de um quarto dos jovens alemães de Leste entre os 18 e os 30 anos se terem mudado para o Oeste e (2) o partido mais popular do Leste antigamente comunista é a AfD (Alternative für Deutschland), um partido chauvinista de extrema-direita.

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual é diferença entre a direita e a extrema-direita?

João Brandão

Unknown disse...

A semântica, e principalmente a "semântica política" , ma Mitteleuropa, não é exactamente a mesma que aqui nestas partes...